Os nossos especialistas levam-no numa visita às melhores cartas de som externas. Se foi capaz de testar o Focusrite Scarlett 2i2, provavelmente irá gostar do Steinberg UR22 MK2. Depois de o experimentarmos, damos-lhe a nossa opinião e partilhamos consigo toda a informação útil que precisa de saber antes de o comprar!
O que pensamos do Steinberg UR22 MK2
A nossa classificação para a placa de som Steinberg UR22 MK2
A nossa opinião sobre a carta de som Steinberg UR22 MK2
Uma excelente interface áudio com som claro e preciso e um preço competitivo. A marca alemã produziu um sistema durável que rivaliza facilmente com o Focusrite Scarlett 2i2!
- Caixa metálica bem feita
- Clareza e precisão
- Pré-amplificadores altamente eficientes da Yamaha
- Manuseamento intuitivo
- Incrível relação custo-benefício
- Algumas latências
- Apenas dois canais
- Um pouco pesado
Conteúdos
Steinberg UR22 MK2 em imagens
O nosso teste completo do Steinberg UR22 MK2
Uma conectividade limitada ao essencial
Antes de analisar vários aspectos desta interface áudio, vamos dar uma primeira vista de olhos à sua ficha técnica.
O Steinberg UR22 MK2 está equipado com dois canais, ambos os quais podem ser utilizados para reprodução e gravação. No que diz respeito à conectividade, a empresa alemã vai directamente ao assunto. Neste sentido, tem 2 entradas de microfone, 1 entrada de instrumento e 2 entradas de linha (conector equilibrado de 6,3 mm).
Há também uma saída de auscultadores estéreo de 6,3mm e uma entrada e saída MIDI. É de notar que este último não requer qualquer condutor. Para além da energia fantasma, esta consola Steinberg é compatível com USB 2.0.
Como dissemos, a marca alemã decidiu não inundar o seu dispositivo com portos e isso não é mau. Esta consola pode não lhe permitir ligar um grande número de instrumentos mas, com esta conectividade limitada, assegura um elevado desempenho e qualidade de gravação!
Excepcional qualidade de construção
A qualidade de fabrico é um dos pontos fortes desta placa de som Steinberg UR22 MK2. Basta segurá-lo na sua mão para perceber que o fabricante fez um excelente trabalho. A começar pela caixa metálica, que é bem acabada e extremamente sólida. Este tipo de casos é particularmente interessante para músicos que tocam muitos concertos. Além disso, a consola é relativamente pequena, o que a torna fácil de transportar.
No entanto, o que pode ser um problema é que o dispositivo é bastante pesado pelo seu tamanho. Esta característica é de facto uma espada de dois gumes. Por um lado, irá pesar a sua mala. Por outro lado, acrescenta robustez a tudo isto, o que assegura uma vida muito longa. Cabe-lhe a si julgar de acordo com as suas necessidades e preferências!
Outro ponto que pode dividir os utilizadores é o desenho. É deliberadamente simples e minimalista, e mistura-se facilmente com o resto do equipamento. Contudo, aqueles que preferem equipamento visualmente mais apelativo podem achar a sua aparência um pouco fria demais… se este é o seu caso, recomendamos-lhe que dê uma vista de olhos ao seu grande rival, que é nada menos que o famoso Focusrite Scarlett 2i2 3rd Gen!
Uma carta de som de crossover super fiável
Com uma taxa de amostragem máxima de 192 kHz e uma resolução de 24 bits, esta placa de som externo oferece uma qualidade inegável. O som é muito detalhado, o que se deve em particular aos dois pré-amplificadores Yamaha D-PRE. A precisão está também presente tanto para a voz como para os instrumentos. Existe também uma entrada de alta impedância para guitarras eléctricas e baixo!
A pequena consola distingue-se também pela sua arquitectura de monitorização. Em termos concretos, isto significa que as saídas do monitor e dos auscultadores podem ser ajustadas separadamente para um controlo perfeito dos diferentes canais.
Quanto à sua compatibilidade, deve dizer-se que o Steinberg UR22 MK2 suporta os formatos de aplicação mais frequentemente utilizados (ASIO, Core Audio ou WDM). Um ponto positivo para os fãs da Apple: é também compatível com o iPhone e o iPad.
Finalmente, também deve saber que a placa de som do fabricante alemão é fornecida com a famosa Cubase AI e a sua variante Cubase LE. Ideal para aqueles que estão a fazer o seu primeiro investimento e que ainda não têm software para as suas gravações.
Quando a simplicidade é sinónimo de qualidade
Para ser honesto, há melhores placas de som USB no mercado. Mas a este preço, seria difícil encontrar concorrentes para o Steinberg UR22 MK2. Por pouco menos de 150 euros, obtém-se um dispositivo muito sólido e versátil.
Embora seja perfeitamente adequada para sessões de estúdio, esta placa de som não se limita a elas. É igualmente bom em palco e apelará aos músicos que estão frequentemente em digressão.
Como a marca alemã optou pela simplicidade em todos os aspectos (disposição dos potenciómetros, entradas e saídas, aplicações), os novatos também não terão qualquer problema em encontrar o seu caminho por aqui.
Em suma, quer seja produtor, instrumentalista, cantor ou DJ, não vai errar com esta interface muito bem conseguida!
Dez características-chave do Steinberg UR22 MK2
Canais de gravação/reprodução | 2×2 |
Número de entradas de microfone | 2 |
Número de entradas de linha | 2 |
Número de entradas de instrumentos | 1 |
Número de saídas de linha | 2 |
Saídas de auscultadores | 1 |
Pré-amplificadores de microfone | 2x D-Pre classe A |
Versão USB | 2.0 |
Energia fantasma | Sim |
Interface MIDI | Sim |
Uma interface de sucesso a um preço razoável
O que devemos lembrar deste teste antes de comprar? Voltemos às três principais vantagens do Steinberg UR22 MK2!
Em primeiro lugar, a solidez que é a sua pedra angular. Em segundo lugar, facilidade de utilização que a torna confortável tanto para principiantes como para utilizadores experientes. Finalmente, a sub-marca Yamaha optou por um preço competitivo.
Estes três elementos-chave fazem definitivamente do Steinberg UR22 MK2 um dos melhores dispositivos do seu género e gama de preços e é por isso que é tão apreciado e por isso só o podemos recomendar-lhe!
A nossa classificação para a placa de som Steinberg UR22 MK2
A nossa opinião sobre a carta de som Steinberg UR22 MK2
Uma excelente interface áudio com som claro e preciso e um preço competitivo. A marca alemã produziu um sistema durável que rivaliza facilmente com o Focusrite Scarlett 2i2!