As novas tecnologias e técnicas de fabrico estão a evoluir a grande velocidade. Todos os mercados são afectados e o micro mercado não é excepção à transformação. De facto, os modelos são mais avançados, os fabricantes e retalhistas mais numerosos, mais interessantes, mais convincentes. A vantagem é que a oferta se tornou muito rica. Mas isto torna a tarefa do comprador mais complicada. Têm de fazer pesquisas, descobrir mais e comparar muitos modelos. Para o ajudar a ultrapassar estas dificuldades, aqui está um guia de compra dos melhores microfones que os nossos especialistas testaram.
Os 3 melhores microfones de 2024
Tudo sobre os melhores microfones em 2024
Shure SM 7 B
- Excelente qualidade de som
- Precisão
- Versatilidade
- Robustez
- Olhar elegante
- Bastante caro
- Bastante pesado
Começamos com o campeão absoluto da nossa comparação: o Shure SM 7 B. A Shure é uma das marcas mais importantes no mercado dos microfones vocais. E o SM 7 B é uma verdadeira jóia!
É um microfone cardióide com uma resposta de frequência de 50 Hz – 20 kHz. Tem uma sensibilidade de -59,0 dB (1,12 mV), um filtro de baixo corte e um potenciador de médio alcance. Visualmente, não tem qualquer semelhança com os microfones vocais Shure amados pelos cantores. Este microfone Shure é de facto um acessório elegante. A aparência totalmente negra é impecável e irá apelar a uma variedade de utilizadores. Idealmente, este microfone é utilizado na radiodifusão ou para emissões de rádio. Além disso, pode ser utilizado para gravar instrumentos e vocais. Em suma, este é um microfone de estúdio e qualquer que seja o uso, esta bela ferramenta soa muito bem!
O som é matizado, quente e preciso. Mas para além da sua versatilidade, este microfone é também muito robusto, tal como todos os microfones Shure. Como muitos utilizadores, ficámos impressionados com a Shure SM 7 B. O preço pode ser o único (maior) inconveniente para alguns utilizadores. Tem de pagar entre 350 e 400 euros para comprar esta pequena jóia. Mas é um investimento que vale a pena!
Rode NT1-A Gravação Vocal Completa
- Grande delicadeza sónica
- Vários acessórios incluídos
- Gravação de voz e instrumentos
- Valor inigualável para o dinheiro
- Sistema de aperto impraticável
- Requer energia fantasma
Este é um modelo que os cantores vão adorar! Como o nome sugere, o Rode NT1-A é um microfone de Gravação Vocal Completa. Outra jóia de Rode que irá sem dúvida melhorar a qualidade das suas gravações.
No que diz respeito aos dados técnicos, é de notar em primeiro lugar que se trata de um microfone condensador de diafragma grande (directividade cardioideana). O SPL máximo é 137 dB, a impedância não excede 100 Ohm e a resposta de frequência varia de 20 a 20.000 Hz.
A boa notícia é que este microfone vem com vários acessórios. Um estojo, um cabo (6m) e uma suspensão de luxo SM6 com filtro pop integrado estão incluídos com este excelente microfone Rode. O Rode NT1-A tem uma bela textura sonora e, por sua vez, oferece um som matizado e mais do que satisfatório. Embora tenha sido concebido principalmente para voz, também pode ser utilizado para gravar instrumentos musicais.
Existem várias outras vantagens. Por exemplo, uma garantia de 10 anos do fabricante e um preço ultra atractivo (cerca de 150 euros). Alguns inconvenientes permanecem, nomeadamente um sistema de montagem de suspensão aperfeiçoável ou o facto de este microfone necessitar de energia fantasma. Mas no fim de contas, um microfone muito bem sucedido oferecido a um preço razoável!
Shure SM58 LC
- Microfone indestrutível
- Som potente e claro
- Anti-população e absorção de choques
- Hiper-acessível
- Sem interruptor on/off
Todas as estradas levam a Shure! As razões para isto são simples: Shure significa qualidade e tradição. E cobre todas as gamas de preços. O Shure SM58 LC é um modelo acessível, com um preço inferior a 100 euros.
Este é um microfone vocal dinâmico com um padrão de captação cardioide. As especificações técnicas são mais do que adequadas ao preço, começando com uma resposta de frequência de 50 - 15.000 Hz e uma impedância de 300 Ohm. Além disso, o SPL máximo é de 94 Db e a sensibilidade é de -54,5 dBV/Pa (1,85 mV). A marca americana demonstra mais uma vez a sua mestria. O Shure SM58 LC é um sucesso, com redução do ruído de fundo, absorção de choques e um filtro pop integrado. A única desvantagem é que a versão oferecida por Thomann não inclui um interruptor on/off.
Tudo tem sido dito sobre a robustez e qualidade dos microfones vocais Shure. É um instrumento fiável e um companheiro de viagem muito apreciado pelos músicos na estrada. Experimente, não vai ficar desapontado!
Rode NT2-A Studio Solution Set
- Altamente eficiente
- Acessórios fornecidos
- Várias áreas políticas
- Boa relação custo-benefício
- Muito pesado
- Desenho sem delicadeza
Tal como a sua concorrente Shure, a marca australiana Rode será, sem dúvida, encontrada no guia de cada comprador. Desta vez, apresentamos-lhe a sua combinação chamada Rode NT2-A Studio Solution Set. Neste kit, os utilizadores encontrarão um microfone, mas também uma suspensão de luxo SM6 com ecrã pop integrado. Um cabo XLR de 6 metros e uma cobertura estão também incluídos.
O microfone tem uma boa resposta de frequência (20 Hz - 20 kHz) e um SPL máximo de 147 Db. Requerendo potência fantasma, é um microfone multi-padrão (cardioide, figura-8 e omnidireccional) com um filtro de baixo corte.
No nosso teste de estúdio, o microfone Rode NT2-A actuou muito bem. Seja para vozes, guitarra ou percussão, o resultado é simplesmente impressionante. O NT2-A é bem feito e oferece uma excelente relação custo-benefício, embora o preço de 270 euros possa parecer elevado.
Do lado negativo, músicos conscientes do design podem descobrir que a aparência deste microfone carece de delicadeza. Outro pequeno inconveniente é que, sendo muito pesado (mais de 800g), este microfone Rode pode ser difícil de estabilizar num stand.
Instrumento Harley Benton AirBorne
- Conveniente sistema sem fios
- Bom desempenho
- Autonomia satisfatória
- Preço muito acessível
- Alcance até 30 m
- Construção frágil
- O Canal 1 não está a funcionar correctamente
Para terminar esta panorâmica, mencionaremos um modelo bastante especial. O Harley Benton AirBorne Instrument é um sistema sem fios para instrumentos. Por um preço muito modesto (75 euros), recebemos um conjunto e um receptor. Esta ferramenta invulgar funciona segundo o princípio Plug-N-Play e pode ser utilizada para guitarra ou baixo, entre outros. Graças a uma bateria recarregável, tem uma autonomia de cerca de 6 horas. Com uma resposta de frequência de 20 - 20.000 Hz, pode ser utilizado a uma distância de 30 metros. Estão também incluídos quatro canais e um indicador de bateria com visor LED.
Harley Benton, conhecido pelas suas guitarras de estado sólido, criou um sistema Plug-N-Play muito interessante. Oferece um desempenho muito bom e é muito prático para actuações ao vivo. Contudo, ainda existem algumas pequenas falhas: descobrimos que o canal 1 não funcionava bem. Vários outros utilizadores experimentaram o mesmo problema. Em qualquer caso, se procura uma solução sem fios, recomendamos-lhe que experimente a Harley Benton AirBorne.
Como escolher um microfone?
Depois de ter testado vários microfones, saberá exactamente o que procura. Mas comprar o seu primeiro microfone é sempre o mais difícil. É por isso que elaborámos uma pequena lista de critérios essenciais a considerar e perguntas a fazer a si próprio antes de fazer uma compra.
- Precisa de um microfone de mão ou de gravata? Para que fins (produção audiovisual, rádio, música...)?
- Procura um microfone vocal, um microfone de instrumento ou um modelo versátil? Para gravação em estúdio ou apresentações ao vivo?
- Tipo de microfones. Existem microfones condensadores, dinâmicos, electret e de fita, cada um com as suas próprias especificidades.
- A direccionalidade ou a forma como o microfone capta o som (omnidireccional, cardioide, super ou hiper cardioide, direccionalidades múltiplas).
- Especificações técnicas: SPL (nível de pressão sonora), resposta de frequência e sensibilidade do microfone.
- Redução do ruído de fundo e filtros pop.
- Acessórios fornecidos (cabos, suspensão, tampas, etc.)
- Se for um microfone de gravata, deve também pensar no alcance, na reactividade da unidade emissor-receptor, e na fonte de alimentação (baterias, electricidade). Também pode escolher entre sistemas sem fios e com fios.
- A robustez do material, o peso, as dimensões e o desenho.
- Orçamento. Se é um principiante, evite investir demasiado dinheiro. Comece com um pequeno microfone de nível de entrada para se familiarizar com a ferramenta antes de actualizar para um modelo superior.
Quais são as principais marcas de microfones?
Shure
Provavelmente a marca mais conhecida de microfones do mundo. Fundada nos Estados Unidos na década de 1920, a empresa tornou-se famosa pelos seus modelos SM57 e SM58. Desde então, Shure tornou-se um nome familiar. A Shure continua a oferecer modelos bem feitos e robustos para vozes e instrumentos musicais. Muitas estrelas da música, tais como Axl Rose, Brian Johnson e Bruce Dickinson, utilizaram microfones Shure.
Rode
Rode é um fabricante australiano que começou a comercializar há mais de 50 anos. Actualmente, a marca australiana tem uma gama de produtos rica e variada. A sua reputação baseia-se sem dúvida nos seus microfones condensadores de diafragma grandes e pequenos. No entanto, o fabricante não limita a sua produção a estes produtos de bandeira. Também comercializou microfones dinâmicos (de estúdio, ao vivo) mas também uma grande variedade de outros produtos (microfones de gravata, vários sistemas sem fios, etc.).
Neumann
Neumann, por sua vez, começou na década de 1920. Ao longo dos anos, o fabricante sediado em Berlim tem mantido a sua reputação como um fabricante que se esforça pela excelência. Embora a empresa ofereça agora um catálogo bastante variado, continua concentrada nos seus modelos históricos, de topo de gama. Estes incluem o SM 2, o M 269 c e o KM 54.
AKG
AKG é uma marca muito popular entre os músicos. Com sede na Áustria, AKG faz parte do grupo Harman International. A produção do fabricante austríaco é principalmente orientada para microfones estáticos, mas também fabrica sistemas sem fios para voz e som de instrumentos. Microfones dinâmicos, microfones modulares, acessórios, tudo isto também deve ser descoberto no catálogo deste fabricante. Mas para além da sua variedade de microfones, a AKG também produz auscultadores, incluindo várias gamas lançadas em colaboração com a lendária Quincy Jones.
t.Bone
t.Bone não tem a tradição que as outras marcas mencionadas acima têm. No entanto, a marca está a atrair cada vez mais utilizadores. Isto deve-se principalmente à variedade do seu repertório. Microfones dinâmicos para bateria, latão, conjuntos de microfones de bateria, microfones condensadores de diafragma grande, t.Bone cobre todas as utilizações (instrumentos, vozes, estúdio, concertos...). Combinando o design retro e preços razoáveis, a marca continuará a ganhar terreno neste mercado competitivo.
Os diferentes tipos de microfones
Microfone vocal
Os microfones vocais são utilizados para a gravação ou reforço de som da voz. Podem ser utilizados no estúdio ou em palco. Os bons microfones vocais são capazes de captar todas as nuances e potência ou subtileza de uma voz. Vários fabricantes, tais como a Shure ou Rode, comercializaram até agora microfones de muito alta qualidade que são utilizados em todo o mundo.
Microfone de gravata sem fios
Um microfone de gravata sem fios é uma ferramenta cada vez mais popular. Este acessório prático é essencial no mundo dos media e na produção audiovisual. Permite-lhe gravar a sua voz à distância, preservando a qualidade do som.
FAQ: Respondemos às suas perguntas
A palavra final
Tal como outros sectores, o mercado dos microfones está a tornar-se cada vez mais competitivo. Entre os fabricantes estabelecidos, como a Shure e Neumann, e marcas emergentes, como a t.bone, os utilizadores são prejudicados pela escolha. Portanto, esperamos que este guia de compras o tenha ajudado a encontrar o seu caminho através do mar de informação!