Amplificadores, grandes ou pequenos, mais ou menos potentes, são o que faz as guitarras eléctricas soarem bem em estúdios, salas de concertos e estádios. Os fabricantes de ícones, liderados por Marshall, Orange e Vox, continuam a comercializar uma variedade de amplificadores de guitarra eléctrica. Mas e as guitarras acústicas? Qual é o melhor amplificador de guitarra acústica que existe? Há algum sistema barato que valha a pena ver? Vamos dar-lhe todas as respostas nesta comparação.
Os 3 melhores amplificadores de guitarra acústica de 2024
Conteúdos
- 1 Os 3 melhores amplificadores de guitarra acústica de 2024
- 2 Tudo sobre os melhores amplificadores de guitarra acústica
- 3 Como escolher o seu amplificador de guitarra acústica?
- 4 Como ligar uma guitarra electro-acústica a um amplificador?
- 5 FAQ: Respondemos às suas perguntas
- 6 Todos os nossos testes de amplificadores de guitarra electro-acústica
- 7 A palavra final
Tudo sobre os melhores amplificadores de guitarra acústica
Fishman Loudbox Artista Bluetooth
- Excelente qualidade de som
- Grande variedade de efeitos
- Pedal incluído
- Potência muito elevada
- Boa relação custo-benefício
- Aparência clássica e bem sucedida
- Não funciona com pilhas
Os entusiastas da guitarra eléctrica estão sem dúvida familiarizados com a marca Fishman. Efeitos, acessórios, pré-amplificadores, pick-ups, o catálogo desta famosa marca é tão rico quanto variado.
Para além dos produtos mencionados, a equipa de Fishman também fabrica amplificadores. O Artista de Fishman Loudbox PRO-LBX-600 é um dos seus produtos de assinatura. É também o campeão do nosso melhor ranking de amplificadores de guitarra acústica.
Antes de mais, é de salientar que este é um sistema muito poderoso, com uma potência de 120 watts. É de facto um sistema de amplificação adequado para grandes salas. Este amplificador de Fishman tem um altifalante de 100 Watt 8″, mas também um tweeter de 20 Watt. Estão disponíveis dois canais diferentes (para microfone e guitarra), mas também várias saídas e entradas (conector de 6,3 mm / XLR, stereo Aux, auscultadores). No que diz respeito aos efeitos, a escolha é extremamente rica. Por defeito, temos nada menos que seis efeitos (Reverb, Delay, Echo, Chorus, Flanger e Slap Echo), sendo os últimos três passíveis de comutação por pedal. Esta é de facto uma das maiores vantagens deste amplificador. O som é impecável: este é um amplificador muito profissional, com o qual não terá de se envergonhar dos seus colegas músicos.
O Artista de Fishman Loudbox PRO-LBX-600 também apresenta uma potência fantasma de 24V. Há muitos cenários para moldar o som para um som único e profissional. A única desvantagem é que nenhuma placa de pedal está incluída com o amplificador. O Loudbox Artist não funciona com pilhas. Esteticamente, o famoso peixinho opta por um aspecto ligeiramente retro que se adapta perfeitamente a este tipo de ampère. O preço escolhido (um pouco mais de 400 euros) é mais do que razoável para um tal dispositivo. Leia aqui a nossa revisão completa…
Harley Benton AC PRO 60
- Impressionante relação custo-benefício
- Todas as entradas e saídas necessárias
- Vários efeitos disponíveis
- Desenho simples
- Botões um pouco frágeis
- Pedal não incluído
Harley Benton é conhecida pelas guitarras e amplificadores que combinam um bom desempenho com preços acessíveis. O amplificador de guitarra acústica Harley Benton AC PRO 60 encaixa perfeitamente nesta lógica. Vamos dar uma vista de olhos mais atenta.
Visualmente, esta ampola transpira simplicidade. Todo preto, é ao mesmo tempo sóbrio e elegante. Em termos de peso e dimensões, está no meio da embalagem (346 x 280 x 346 mm, 11 kg). Com uma potência de 45 Watt, tem um altifalante de 8” e um tweeter de 1”. Este amplificador de guitarra acústica oferece uma multiplicidade de controlos. Ganho, graves, médios, agudos, contornos, interruptores alto/baixo e mic/linha, nível, balanço de efeitos, volume principal, todos estão no menu. Não temos de nos preocupar com os efeitos (hall, prato, coro/espaço de espera). O amplificador Harley Benton está também muito bem equipado com entradas e saídas (aux, MP3, sintonizador, linha, DI equilibrado XLR, auscultadores, pedaleiro).
É difícil culpar este amplificador por qualquer coisa, quer em termos de componentes, quer em termos de som. É de notar que este não é um amplificador adequado para grandes concertos em locais de espectáculo. A Harley Benton AC PRO 60 tem uma excelente relação preço/desempenho. Recomendamo-lo! Leia aqui a nossa revisão completa…
Harley Benton HBAC-20
- Correcto efeito de reverberação
- Construção de qualidade
- Aparência da velha guarda
- Ultra-acessível
- Coro pobre
- Não compatível com pedal
Aqui está outro amplificador de qualidade da Harley Benton. Desta vez, é antes o nível de entrada que a marca está a visar com o seu HBAC-20.
Este amplificador de guitarra acústica tem 20 watts de potência, incluindo um altifalante e um tweeter de 8″. O amplificador está equipado com dois canais, uma saída de linha e várias entradas (microfone, instrumento, cinch). Existe também um efeito reverberante e coral, ambos ajustáveis e comutáveis. Infelizmente, o Harley Benton HBAC-20 não tem uma ligação de pedal ou um laço de efeitos externos. Não é operado a pilhas.
Em termos concretos, este amplificador de guitarra acústica surpreendeu-nos agradavelmente. Embora possa não estar à altura das expectativas de um guitarrista profissional, serve para um principiante. No que diz respeito aos efeitos, a reverberação é muito satisfatória, enquanto que o refrão poderia ser melhorado.
Gostámos de três outras coisas. Em primeiro lugar, o design muito antigo deste amplificador de guitarra acústica. Em segundo lugar, este amplificador HB é muito bem construído. Por último, mas não menos importante, vem a um preço muito económico de cerca de 90 euros. Leia aqui a nossa revisão completa…
Roland Mobile Cube
- Amplificador nómada por excelência
- Funcionamento a bateria
- 15 horas de autonomia
- 2 valetes de instrumentos e 1 tomada de microfone disponível
- Preço razoável
- É muito modesto
- Falta de meios
- Os efeitos podem ser grandemente melhorados
Roland é outra marca que oferece uma miríade de bons amperes. O Roland Mobile Cube é um amplificador de guitarra acústica de 5 watts. Para além de duas colunas de 4″, está equipado com várias entradas e saídas (tomada de microfone, 2 tomadas de instrumento, 2 entradas Aux, saída mini-jack).
É um amplificador muito especial. Porquê? Em primeiro lugar, porque é pequeno (280 x 108 x 177 mm) e muito leve, e portanto ultra-portátil. Além disso, pode ser montado sobre um suporte de microfone padrão. Em segundo lugar, permite ligar um microfone e dois instrumentos ao mesmo tempo, por isso é um verdadeiro sistema multi-funcional. Além disso, o Roland Mobile Cube é operado por bateria. Requer 6 pilhas AA para funcionar durante não menos de 15 horas!
Claro que, por cerca de 140 euros (incluindo pilhas e correias), não se consegue obter um amplificador perfeito. O Roland Mobile Cube também tem os seus inconvenientes. O som que o amplificador produz carece frequentemente de médio alcance. Os efeitos são muito modestos.
Como o nome sugere, este é um amplificador ‘móvel’, ‘nómada’, excelente para viajar ou brincar na rua. Se estiver à procura de um amplificador profissional, sugerimos que olhe para um dos modelos acima mencionados. Leia aqui a nossa revisão completa…
Como escolher o seu amplificador de guitarra acústica?
Embora haja menos amperes de guitarra acústica no mercado do que amperes de guitarra eléctrica, isto não facilita as coisas. Os modelos diferem uns dos outros em termos de componentes, potência, efeitos incorporados e assim por diante. Na lista abaixo, tentaremos resumir os critérios essenciais que o orientarão na sua compra.
Os principais critérioscritérios ser tido em conta
- Poder. É considerado por muitos músicos como um critério fundamental. De certa forma, é: os pequenos amplificadores não lhe permitem tocar em grandes concertos em salas grandes. Da mesma forma, se usar um amplificador com mais de 100 watts no seu apartamento, não vai certamente tirar o máximo partido dele.
- Canais. É através dos canais que um ou mais instrumentos/microfones podem ser ligados. Neste sentido, um amplificador de 2 canais permitirá a um cantor-compositor ligar a sua guitarra acústica e o seu microfone vocal.
- Configurações, entradas, saídas. Todos estes elementos oferecem cada vez mais possibilidades aos guitarristas: personalização do som, gravação da guitarra, etc.
- Efeitos disponíveis. Quer se trate de coro ou reverberação, os efeitos são um factor importante para encontrar um som original que se adapte a um estilo musical. O pedal é também uma grande ajuda, pois é através deste dispositivo que se pode mudar de um canal para outro, de um efeito para outro.
- A bateria do amplificador é operada? Se assim for, pode usá-lo para brincar na rua ou levá-lo numa viagem.
- Dimensões e peso. Alguns amplificadores de guitarra acústica são especificamente concebidos como amplificadores portáteis. Leves e compactos, são perfeitos para viagens.
- Concepção e construção. Qualidade de fabrico, impermeabilização, ergonomia e escolhas estéticas.
- Acessórios e extras fornecidos ou não (pedaleira, correia, laço de efeitos, pilhas, etc.)
- Relação custo-benefício, ou seja, a relação entre o desempenho e o preço.
Como ligar uma guitarra electro-acústica a um amplificador?
Na ausência de um amplificador de guitarra acústica, os guitarristas ligam frequentemente a sua guitarra electro-acústica a um amplificador de guitarra eléctrica. Isto é possível, mas não o recomendamos. Aqui estão algumas dicas para ligar a sua guitarra.
- Seguindo os critérios acima, escolha o amplificador certo para si.
- Ligar uma guitarra acústica ou electro-acústica a um amplificador é fácil. Primeiro, ligar a guitarra ao amplificador através de um cabo.
- Em seguida, ligar o amplificador e testar o som.
- Fazer ajustes (volume, ganho, meio, baixo, efeitos).
- Uma vez obtido o som desejado, pode tocar as suas canções favoritas.
FAQ: Respondemos às suas perguntas
Todos os nossos testes de amplificadores de guitarra electro-acústica
A palavra final
Se é fã de música acústica, esta comparação deu-lhe certamente alguma informação nova e útil. Mas deve saber que na música, tudo tem a ver com preferências. Assim, com o tempo, irá identificar o amplificador (ou amperes) que funciona bem com o seu estilo de jogo. Lembre-se, a combinação certa de guitarra-amplificador conta muito! Dito isto, se está à procura de uma guitarra electro-acústica, veja a nossa comparação!