O pandeiro é um instrumento de percussão amplamente utilizado que pode ser usado como adição à bateria ou ao cajon ou pode ser tocado sozinho como instrumento. Neste caso, encontra-se extensivamente na música latina, especialmente na música brasileira. Existem muitos tipos diferentes. É por isso que a nossa equipa de profissionais testou os melhores tamborins de 2024 para o ajudar a fazer a sua escolha.
Os 3 melhores tamborins de 2024
Conteúdos
Tudo sobre os melhores pandeiros
Pérola PTM10GH
- Pode ser montado sobre uma bateria
- Robustez
- O som claro e bem marcado
- Não há muito do que reclamar
Produzido por Pearl, o PTM10GH é, na nossa opinião, o melhor pandeiro em 2024. Este é um pandeiro robusto que lhe permitirá adicionar um som extra aos seus tambores. Também é montável, o que significa que pode facilmente adicioná-lo ao seu kit de bateria. Também pode ser jogado no pé para acompanhar o seu cajon, por exemplo.
Com os seus 12 pares de pratos em duas filas, o PTM10GH oferece um som claro e bem marcado que acompanhará perfeitamente o seu baterista. O som pode não ser adequado para todos quando usado sozinho. Por conseguinte, recomendamos mais aos bateristas que queiram expandir o seu tocar. Em suma, este é um pandeiro fiável, sólido, com boa qualidade de construção, com o qual pode contar a todo o momento.
Meinl TMT1 BK
- A relação qualidade/preço
- O som potente
- Fácil de manusear
- A qualidade de fabrico
- peso leve
- Força a ser revista
O TMT1 BK da Meinl é sem dúvida o pandeiro com a melhor relação preço/qualidade do ano. O TMT1 BK é um instrumento muito fácil de manusear com uma pega muito confortável. Com o seu peso leve e som potente, irá deliciar todos aqueles que desejam acompanhar a sua voz ou o seu instrumento.
O pandeiro é bem concebido e permite a utilização de pés (muito útil para guitarristas, baixistas). Embora os materiais sejam de bastante boa qualidade pelo preço, a duração de vida deste instrumento ainda está por ver. No entanto, tudo depende naturalmente da sua execução e, se cuidar do seu instrumento, não há razão para que não o devolva. Este pandeiro é portanto uma excelente escolha para quem procura um instrumento extra para se acompanhar a si próprio. É adequado tanto para principiantes como para jogadores mais experientes.
Millenium HT200 BK
- O preço
- Fácil de manusear
- Força
- Um bom pandeiro para começar com
- O som é um pouco alto
O HT200 BK do Millenium ganha o prémio para o melhor pandeiro barato do ano. A marca é conhecida por produzir instrumentos muito acessíveis de uma qualidade correcta. Este pandeiro não é excepção. Com a sua fácil manipulação e materiais de construção sólidos, é uma excelente escolha para principiantes que queiram começar a tocar percussão.
Os jogadores mais avançados verão rapidamente as limitações do instrumento. Como dissemos, é mais para principiantes, ou no mínimo para músicos que o queiram utilizar ocasionalmente. O som é um pouco garrido. Mas isto é compensado pelo preço muito barato. É perfeito para se acompanhar a si próprio, tanto à mão como a pé. Como pode ver, este pandeiro é excelente para uso moderado e é um bom instrumento de nível de entrada. Se é um profissional, deve procurar outro modelo.
Millenium DT300 BK
- Fácil de montar/desmontar
- Muito bom som
- O preço
- O tamanho é um pouco grande
Outro produto do Millenium. Não deixe que o seu grande tamanho o desencoraje de pensar que cobre todo o seu hi-hat, o DT300 BK é um excelente instrumento de apoio para o seu kit de bateria! É muito fácil de montar e desmontar. Além disso, o sistema de montagem é realmente sólido, o que garante a sua fiabilidade. Assim, mesmo quando se está a tocar ao vivo, é possível montá-la rapidamente entre canções quando se precisa dela.
Para o preço, o som é realmente bom e não há razão para reclamar. É um pandeiro de nível de entrada muito bom que lhe permitirá apanhar o jeito antes de passar para algo melhor (se necessário).
Anel Meinl Cring Ching Ring
- Uma grande adição ao seu hi-hat
- Fácil de montar
- O som certo
- Um pequeno extra a um preço baixo
- O som pode ser um pouco alto para alguns
O último instrumento na nossa comparação dos melhores pandeiros de 2024 é o Anel Cring Ching da Meinl. Simples na aparência (é apenas um anel de aço com címbalos), é também muito fácil de usar. Basta colocá-lo no seu hi-hat, cymbal ou tambor de laço e terá um novo som original. A simplicidade deste produto torna-o ideal para bateristas ao vivo que queiram acrescentar um pouco de algo à sua próxima canção sem terem de passar pelo incómodo de a montar.
O preço é realmente acessível (menos de 10 euros), então porquê privar-se? Se não estiver habituado ao som do tamborim, o som do Anel Cring Ching pode parecer um pouco alto no início. No entanto, é apenas uma questão de nos habituarmos. Muito em breve, não poderá passar sem esta pequena jóia.
Como escolher um pandeiro ?
Como existem vários tipos de tamborins que não se assemelham realmente uns aos outros, pode ser muito difícil fazer a sua escolha quando chegar a altura. E o grande número de produtos disponíveis no mercado não facilita as coisas. É por isso que a nossa equipa elaborou uma pequena lista de critérios a considerar ao comprar um pandeiro.
Os diferentes tipos de tamborins
Pandeiro
O Pandeiro é um pandeiro de origem hispano-portuguesa que se encontra principalmente no Brasil. Mede normalmente entre 25 e 30cm e tem uma fila de címbalos (por vezes duas, mas mais raras) e uma pele. Um bom Pandeiro é suposto reproduzir todos os sons da secção de percussão. A construção tradicional deste instrumento é um anel de madeira com uma fina pele de couro. Hoje existem versões com peles sintéticas e um corpo de plástico, o que impede que o instrumento fique desafinado, ao custo de uma mudança de tom.
Riqq
O riqq ou rekk é um instrumento de percussão que tem sido amplamente utilizado no Médio Oriente desde a antiguidade. É um pandeiro de pele de tubarão de 20cm de diâmetro com uma armação equipada com uma fila dupla de pratos. Tem a particularidade de ser jogado com ambas as mãos, que são utilizadas para o segurar e para golpear a pele e os pratos, utilizando técnicas complexas.
Buben
O buben é um tipo de pandeiro originário da Europa de Leste. Consiste numa estrutura de madeira ou metal com uma membrana fina presa a um dos lados (alguns vêm mesmo sem uma membrana). A moldura é normalmente equipada com címbalos ou pequenos sinos. Encontra-se em algumas orquestras e bandas profissionais.
Daf
O daf (também chamado def, duff, deff) é um instrumento de percussão de origem persa. É geralmente utilizado em rituais religiosos. Consiste numa moldura de madeira sobre a qual é colada uma pele de animal. Também se encontra por vezes com sinos para fornecer sons de formigamento. A largura da moldura é de 5 a 7 cm. Tem 1 a 2 cm de espessura. Tem frequentemente um buraco ou um oco para o segurar.
Dayereh
A Dayareh é um instrumento originário dos Balcãs e da Ásia Central (Tajiquistão, Uzbequistão). É um intermediário entre um tamborim e um tambor. É também conhecido como doyra, dojra, dajre, doira ou daire.
As melhores marcas de pandeiro
Pérola
Pearl é uma marca japonesa fundada em 1946 em Tóquio. É especializada no fabrico de instrumentos de percussão e tambores. A qualidade dos instrumentos Pérola é bem conhecida. Os seus produtos são conhecidos por serem fiáveis e de boa qualidade. A produção de pérolas está mais orientada para jogadores profissionais e intermédios do que para principiantes, embora ofereça alguns produtos de nível básico decente.
Milénio
Millenium é uma marca que produz instrumentos musicais de nível básico de qualidade decente. Os preços dos seus produtos são muito acessíveis, o que a torna uma marca muito adequada para principiantes que queiram comprar o seu primeiro instrumento.
Meinl
Meinl é um fabricante alemão de instrumentos de percussão com uma reputação estabelecida, particularmente no campo dos pratos. A marca foi fundada em 1951 e produz instrumentos de alta qualidade que são conhecidos e utilizados por profissionais. Meinl também produz todos os tipos de instrumentos de percussão, incluindo tamborins.
LP
LP, também conhecida como Percussão Latina, é uma marca especializada no fabrico de instrumentos de percussão étnicos e latinos. Os instrumentos LP são conhecidos pela sua longevidade e fiabilidade, tornando-os uma boa escolha para os músicos que desejam investir em bom equipamento a um preço justo.
Percussão do Pântano Negro
Black Swamp Percussion é uma marca americana com cerca de 25 anos de experiência no fabrico de instrumentos de percussão. Produz equipamento de alta qualidade para profissionais. A marca é conhecida pelos seus tamborins, que foram um dos primeiros produtos a ser lançados.
FAQ: Respondemos às suas perguntas
A palavra final
Este é o fim da nossa grande comparação dos melhores tamborins de 2024. Esperamos que a sua escolha seja mais fácil após a leitura deste artigo. Quer queira um complemento para a sua bateria ou um instrumento para o acompanhar, tudo o que tem de fazer agora é comprar o seu pandeiro. Até o ouvirmos tocar, desejamos-lhe boa sorte com a sua próxima compra.