Os 5 Melhores Bandolins 2024 : Guia de compra e comparação

O bandolim é um membro pouco conhecido da família dos instrumentos de corda depenados, com um forte carácter que trai as suas origens mediterrânicas.

Quer seja um guitarrista à procura de novas sensações, ou um músico principiante atraído por este instrumento, a nossa comparação dos melhores bandolins de 2024 está lá para o ajudar.

Veja todas as nossas secções e faça a sua escolha de entre os mandolins escolhidos à mão. Vamos!

Os 3 melhores mandolins de 2024

Harley Benton HBMA-100E-VS The Loar LM-520-VS Harley Benton HBMA-50E
Bandolin Harley Benton HBMA-100E-VS Bandolin The Loar LM-520-VS Bandolin Harley Benton HBMA-50E
Etiqueta A melhor relação custo-benefício O melhor O mais barato
Pontuação 4,5 / 5 4,8 / 5 4,2 / 5
Tabela Abeto Abeto maciço Abeto
Costas Tília Ácer maciço Tília
Pescoço Teca Ácer Teca
Chaves Blackwood Padouk Blackwood
Tamanho do diapasão 350 mm 350 mm 350 mm
Largura da sela 30 mm 28,5 mm 30 mm
Garantia 3 anos 3 anos 3 anos
Opinião Os seus materiais menos que nobres são compensados por um aspecto inimitável e sons inconfundíveis de azevém. A escolha da razão e do coração. Este esplêndido bandolim, com o seu aspecto vintage e feito com madeiras nobres, é sem dúvida uma das estrelas do rock do mercado. Este bandolim clássico vale especialmente a pena pelo seu preço imbatível e pelo seu som, que é ainda excepcional para um modelo de nível básico.
Preço

Tudo sobre os melhores mandolins

O Loar LM-520-VS

o bandolim Loar LM520 VS

Nós gostamos
  • Os seus materiais nobres.
  • O seu acabamento com alto brilho.
  • O seu som inimitável.
Nós gostamos pas
  • O verniz corre em alguns lugares.

Se sonha em poder fazer o som cristalino de um bandolim de qualidade, a LM 520 de The Loar é para si.

Elegantemente esculpido em madeiras nobres, este instrumento é o instrumento ideal para bandolinistas experientes, ou para guitarristas que querem uma mudança de cenário.

A deve ter para todos os amantes de bandolins.

Harley Benton HBMA-100E-VS

bandolim Harley Benton HBMA 100E VS

Nós gostamos
  • O seu aspecto e a sua cor de sol.
  • O seu som é excelente.
  • Fácil de manusear.
Nós gostamos pas
  • Acabamentos médios.
  • A fragilidade de certos elementos.

Para um orçamento muito decente, o bandolim Harley Benton HBMA-100E proporciona um desempenho excepcional. Feito a partir de uma mistura harmoniosa de madeiras, oferece belos harmónicos e um som puro de cristal, ideal para tocar em estúdio.

Embora seja lamentável que o acabamento não esteja mais polido, a facilidade com que pode ser mantido convence-nos de que estamos na presença de um instrumento muito bom.

Em resumo, o HBMA-100E é certamente um dos modelos com melhor relação custo-benefício do mercado. É adequado tanto para iniciantes como para bandolinistas avançados com um orçamento pequeno.

Harley Benton HBMA-50E

bandolim Harley Benton HMBA 50E VS

Nós gostamos
  • O seu preço imbatível.
  • O seu design sóbrio e elegante.
Nós gostamos pas
  • O seu acabamento médio.
  • Os seus frágeis cordões.

A um preço imbatível, a Harley Benton oferece o seu modelo HBMA-50E, que encarna perfeitamente as qualidades esperadas de um instrumento estudantil.

Embora algumas partes tenham de ser mudadas rapidamente, tais como as cordas ou a ponte, este bandolim é fácil de manusear.

Após uma rápida viagem ao luthier para ajustes finais, os bandolinistas só terão de pegar no seu HBMA-50E para aprenderem os rudimentos técnicos necessários para que este belo instrumento soe bem.

Uma escolha óbvia para os novatos.

Ibanez M510E-BS

ibanez M510E bandolim BS

Nós gostamos
  • A sua forma de lágrima, semelhante à do banjo.
  • O som excepcional deste instrumento.
Nós gostamos pas
  • Acabamentos médios.
  • Definições difíceis.

Ibanez é uma marca bem conhecida entre os fãs de instrumentos depenados, especialmente guitarristas. Mas a empresa também produz excelentes mandolins, como prova o M510-E BS.

Com a sua forma especial de lágrima, que a faz parecer quase um banjo, produz um som puro desde os primeiros acordes. Estas características tornam-no particularmente adequado para o estilo bluegrass.

Embora o Ibanez M510-E BS não seja um instrumento excepcional, será perfeito para bandolinistas regulares que queiram melhorar o seu jogo.

Harley Benton HBMA-50

bandolim Harley Benton HBMA 50 VS

Nós gostamos
  • O seu preço excepcional.
  • Fácil de manusear.
  • O seu incrível som a este preço.
Nós gostamos pas
  • A inexactidão do encolhimento.
  • Os acabamentos são mais do que médios.

A Harley Benton foi mais uma vez acima e além para produzir um instrumento de qualidade a um preço excepcional. O HBMA-50 consegue a incrível proeza de ser um bandolim bem feito, adequado para principiantes, ao preço de um bandolim decorativo.

Se o acabamento tiver algumas falhas, como se pode esperar de um bandolim a tal preço, o som produzido por este instrumento irá surpreender mais do que um músico experiente.

Está interessado em comprar um bandolim, mas não tem a certeza se quer continuar a jogar? O HBMA-50 é definitivamente o instrumento certo para si.

Como escolherum bandolim?

Para escolher o bandolim certo para si, deve primeiro ter uma ideia clara do que quer fazer com ele. Decoração? Prática esporádica? Gravações de estúdio? Estabeleça também o estilo de música para o qual pretende comprar um bandolim.

Quando souber porque quer comprar este belo instrumento, considere os seguintes critérios essenciais:

O tipo

Existem pelo menos 6 tipos principais de mandolins diferentes, que discutiremos no resto deste artigo. Quer queira tocar bluegrass ou música clássica, folclórica ou jazz, não precisará do mesmo instrumento. Preste muita atenção a este critério antes de começar.

Os materiais

Tal como outros instrumentos de cordas, o bandolim é frequentemente feito de vários materiais diferentes. A raridade da espécie e a sua harmonia fazem o instrumento certo. Prestar especial atenção à ponte de bandolins, o arco que separa as cordas: evitar escolher o plástico a todo o custo.

O orçamento

Pode aprender a tocar num bandolim por menos de 100 euros, e isso é uma óptima notícia. Se decidir avançar na sua prática, invista num instrumento de gama média, até 400 euros. Para além disso, encontrará instrumentos profissionais excepcionais.

O vendedor

Como com todos os instrumentos, a qualidade do vendedor, os seus conselhos e perícia, assegurar-lhe-ão a obtenção de um instrumento feito para si. Numa loja física ou na Internet, leve toda a informação de que necessita antes de comprar.

O desenho

Tipo A ou F para mandolins de azevém, em forma de lágrima, costas planas… Existem tantos desenhos diferentes como mandolins! Aproveite esta liberdade para se oferecer um belo instrumento, que fará as delícias dos seus ouvidos, mas também dos seus olhos.

Lembre-se de que o bandolim é um instrumento frágil. Certifique-se de que está devidamente equipado antes de começar, por exemplo, comprando uma correia, uma picareta e um par de cordas sobressalentes. Isto permitir-lhe-á brincar com paz de espírito.

Os diferentes tipos de mandolins

Bandolim milanês

Bandolim milanêsUm instrumento semelhante ao alaúde, o bandolim milanês tem um dorso curvo e uma caixa de ressonância em forma de amêndoa.

Com as suasseis cordas de uníssono, é ideal para a prática da música clássica.

Bandolim napolitano

Bandolim napolitanoAfinado como um violino, o bandolim napolitano é construído com um corpo de som mais arredondado do que o bandolim milanês, e tem a forma de uma gota de água.

O bandolim mais comum, é utilizado principalmente na música clássica.

Mandolim de azevém

Mandolim de azevémO tipo azevém, que encarna o renascimento do bandolim, foi desenvolvido no final do século XIX sob o impulso de Orville Gibson.

Existemdois tipos: tipo F (florentino), com um pergaminho como um violino, e tipo A (amêndoa), que designa a sua forma característica.

É um dos instrumentos básicos da música country.

Banjoline

BanjolineO banjoline é um instrumento híbrido, no cruzamento entre o banjo e o bandolim, como o seu nome sugere.

Adoptando a caixa de ressonância de um banjo, mas a afinação de um bandolim clássico, este instrumento destinava-se principalmente a amplificar o som do bandolim clássico.

Bandolim irlandês

Bandolim irlandêsO bandolim irlandês tem mais ou menos os mesmos atributos que o bandolim napolitano. Com uma diferença: o seu tamanho!

Maior, mais largo e com um fundo plano, é um dos instrumentos básicos da música popular irlandesa. Um dever a cumprir para cada Dia de São Patrício digno desse nome!

Bandolim

BandolimO bandolim é a adaptação brasileira do bandolim. Normalmente com 8 cordas duplas e um dorso liso, é ligeiramente maior do que um bandolim clássico.

Tal como o bandolim irlandês, é amplamente utilizado na música folclórica do seu país de origem.

As principais marcas de bandolim

O Loar

Bandolim O LaçoThe Loar, uma empresa americana, presta homenagem a um dos designers mais famosos da Gibson, Lloyd Allayre Loar, no seu nome.

A firma oferece instrumentos muito bem feitos a preços acessíveis. Estes são largamente inspirados pelo apogeu dos mandolins de azevém nas décadas de 1920 e 1930.

Libby DeCamp ou Christian Letts tocam as suas melhores canções nos modelos The Loar. Uma marca de referência.

Harley Benton

Harley Benton MandolinA Harley Benton criou um nicho parasi própria no mercado de instrumentos depenados de nível básico e médio.

Propriedade da igualmente famosa empresa Thomann, oferece mandolins orientados para o bluegras a preços imbatíveis.

Uma garantia de qualidade e um ganho significativo para o seu orçamento. A escolha de principiantes motivados.

Ibanez

Ibanez bandolimIbanez é certamente uma das marcas de música mais famosas do mundo.

De origem japonesa, como o seu nome não indica, oferece apenas alguns mandolins para venda, apenas cortados para azevém.

No entanto, a fiabilidade e atenção aos detalhes desta marca fazem dela uma referência no mercado de bandolins de gama média.

Tom de Ouro

Bandolim de tom de ouroA firma americana Gold Tone, fundada em 1993 por dois músicos populares, produz uma série de instrumentos, incluindo mandolins muito bem feitos.

Mandolins eléctricos, mandolins irlandeses, banjolins… encontrará absolutamente tudo o que deseja neste fabricante de instrumentos de cordas depenadas.

Uma das melhores ofertas no mercado.

Ortega

Ortega de bandolimOrtega foi fundada em 1994 e é mais conhecida pelas suas guitarras, mas tem feito questão de desenvolver a sua gama de instrumentos depenados.

Não há dúvida de que Ortega oferece os mandolins mais caros da nossa selecção. Mas este é apenas o preço certo para instrumentos excepcionais.

Uma marca a ser preferida por bandolinistas experientes.

FAQ: Respondemos às suas perguntas

Como tocar o bandolim?
O bandolim é um instrumento que não é tão diferente de outros instrumentos depenados, tais como a guitarra ou o banjo. Antes de começar a tocar, é essencial escolher um instrumento adaptado à sua prática. Depois, claro, é preciso aprender a colocar as notas e a tocar os acordes para que se possa começar, pouco a pouco, a fazer este instrumento soar bem. Os vídeos tutoriais disponíveis na Internet ou as lições dadas por um professor experiente são essenciais para progredir com este instrumento.
Como afinar um bandolim?
A afinação de um bandolim depende muito do tipo de bandolim que se vai tocar. Alguns bandolins podem ser afinados como um violino, outros são mais como uma guitarra. Seja como for, a utilização de um afinador electrónico parece ser uma excelente solução para dominar, passo a passo, a afinação deste instrumento. Não se esqueça de o afinar frequentemente se tocar com frequência, para que não soe desafinado!
Quem inventou o bandolim?
Mais uma vez, tudo depende do tipo de bandolim de que estamos a falar. A primeira forma conhecida de bandolim é o bandolim milanês, fortemente inspirado pelo alaúde, ele próprio herdado dooud, um instrumento árabe. No entanto, conhecemos alguns dos inventores de outras formas de bandolim. Por exemplo, o bandolim de bluegrass foi inventado por Orville Gibson no final do século XX.
Bandolim ou guitarra?
O bandolim difere da guitarra de várias maneiras. Tem geralmente oito cordas, ao contrário das seis da guitarra, um pescoço mais curto e um corpo sonoro mais arredondado. Em termos de som, o bandolim oferece uma música mais cristalina, particularmente apreciada no repertório clássico. Finalmente, o bandolim é afinado mais como um violino.
Onde comprar um bandolim?
O bandolim é muito menos comum do que os seus parentes próximos, o violino ou a guitarra. No entanto, pode encontrá-los facilmente nas várias lojas de música online, ou em lojas físicas. Recomendamos que não compre um bandolim em segunda mão, pois trata-se de um instrumento relativamente frágil que pode ter defeitos ocultos.

A palavra final

Se quiser tocar bluegrass ou música clássica, se quiser uma mudança da guitarra ou se quiser tocar o instrumento com que sonha desde criança, há todos os motivos para conseguir um bandolim.

Com a nossa comparação dos melhores mandolins 2024agora tem toda a informação necessária para fazer a sua compra com total tranquilidade de espírito.

Não hesite e trate de um instrumento que o transportará através das idades e estilos de música.