Os 5 Melhores Cajons 2024 : Guia de compra e comparação

O Cajon é um instrumento de percussão originário do Peru e é actualmente conhecido e utilizado em todo o mundo numa grande variedade de estilos musicais. Como sabemos que escolher um instrumento nunca é fácil, a nossa equipa de profissionais de música elaborou uma lista dos melhores Cajons disponíveis no mercado em 2024. Por isso, ponham-se nos vossos ecrãs, vamos para a nossa classificação!

Os 3 melhores cajons de 2024

Schlagwerk CP404BLK Cajon Black Edition Schlagwerk CP432 2inOne Deluxe Makassar Millenium BlackBox Cajon
Cajon Schlagwerk CP404BLK Cajon Black Edition Cajon Schlagwerk CP432 2inOne Deluxe Makassar Cajon Millenium BlackBox
Etiqueta A melhor relação custo-benefício O melhor O mais barato
Pontuação 4,7 / 5 4,8 / 5 4,4 / 5
Corpo Birch SPL Ácer
Superfície de jogo Birch Folheado de ébano de Makassar Saule
Almofada do assento SP-20
Produção Alemanha Alemanha
Dimensões 50 x 30 x 30 cm 50 x 30 x 30 cm 48 x 30 x 30 cm
Garantia 3 anos 3 anos 3 anos
Opinião O Cajon com a melhor relação qualidade/preço do ano que satisfará tanto os mais principiantes como os mais exigentes! O nosso vencedor do melhor título Cajon, é o melhor dos melhores e é por isso que o recomendamos a si! O melhor cajon barato do ano, uma escolha ideal para um bom começo ou para ter cuidado com o seu orçamento!
Preço

Tudo sobre os melhores cajons

Schlagwerk CP432 2inOne Makassar Deluxe Makassar

Nós gostamos
  • Muito boa qualidade de som
  • Um instrumento bem equilibrado
  • Fácil de usar e adequado para principiantes
  • Excelente relação custo-benefício
  • Lindamente acabado
Nós gostamos pas
  • A almofada fornecida não é da mais alta qualidade

Aqui está a nossa escolha para o melhor Cajón do ano. O Schalagwerk CP432 Deluxe Makassar é de facto um excelente instrumento. O som é claro e preciso, mesmo quando se toca em volume baixo. Portanto, não é necessário bater como uma pessoa surda para obter o som desejado, o que é uma grande vantagem quando se trata do Cajon.

Embora a almofada fornecida seja puramente incidental, não deixe que isso o dissuada. O conforto é importante, mas o som é ainda melhor! Além disso, o instrumento é absolutamente belo com o seu acabamento em ébano.

O preço pode parecer caro. No entanto, quando se trata de cajons e muitos outros instrumentos, o preço é muitas vezes sinónimo de qualidade. Isto é especialmente verdade no Schalagwerk Deluxe Makassar. Em suma, este é um instrumento que o irá encantar com o seu som e aparência. Ritmo e classe! Que mais se pode pedir?

Schlagwerk CP404BLK Cajon Black Edition

Nós gostamos
  • Muito boa qualidade de som
  • Perfeito para encravamentos acústicos
  • Construção robusta
  • Acabamentos agradáveis
  • A melhor relação custo-benefício
Nós gostamos pas
  • Sem almofada fornecida

O Schlagwerk CP404BLK ganha o prémio de melhor relação preço/desempenho para 2024. Este é outro excelente instrumento. Este instrumento representa a ideia de um “tambor de bolso” que temos de um Cajon. Como de costume, o fabricante alemão mima-nos. A construção é sólida (pode ir lá!), o som é bom e o instrumento é belo. Uma combinação vencedora!

O som deste Cajon é realmente poderoso. Tenha cuidado com o seu volume quando o tocar porque, embora possa ser conveniente para um concerto acústico num bar, por exemplo, onde a potência do som servirá para o fazer ouvir, é menos para uma sessão de improviso com amigos num apartamento. Por isso pense nos seus vizinhos: bata suavemente.

Resumindo, este é um excelente instrumento com o qual pode contar em qualquer situação. Vem sem um primo, mas não há nada que o impeça de comprar um separadamente.

Cajon BlackBox Millenium

Nós gostamos
  • Perfeito para principiantes
  • O preço realmente acessível
  • Um belo instrumento
  • Baixo Surpreendente para a gama de preços
Nós gostamos pas
  • Notas altas que “chiam” um pouco

O Cajón de eleição para principiantes. Barato, bonito e com um som muito bom, o BlackBox Cajon do Millenium destaca-se entre os primeiros Cajons de preço. De facto, estes últimos tendem a parecer uma caixa de legumes, mas não o Cajón Caixa Negra! Pelo seu preço, este Cajon oferece uma qualidade sonora de cortar a respiração. O baixo, em particular, é realmente espantoso.

Os agudos são um pouco abrasadores na compra e poderá ter de reajustar ligeiramente o timbre para obter o melhor som possível. Finalmente, mais uma vez pelo preço, estamos realmente surpreendidos com a qualidade de construção e acabamento. O instrumento é belo, e sólido!

Se é um principiante e quer comprar o seu primeiro Cajon, o BalckBox Cajon é para si. É um investimento de que não se vai arrepender.

Thomann CAGS-200BM

Nós gostamos
  • Uma construção sólida
  • Acabamentos simples mas bonitos
  • Mais do que um som adequado ao preço
  • Realmente barato
  • entregue com a capa
Nós gostamos pas
  • Terá de ajustar as cordas para obter o melhor som.

Aqui está outro excelente modelo para principiantes. O Thomann CAGS-200BM é a garantia de um excelente primeiro Cajon. O gigante alemão do instrumento musical é conhecido pela qualidade dos seus produtos. Este instrumento não é excepção. É sólido e fiável. Além disso, os acabamentos são realmente agradáveis, mantendo-se simples e básicos.

Em termos de som, este instrumento não faz troça de si. De facto, pelo seu preço muito acessível, a qualidade de som é surpreendentemente boa e irá melhorar o seu jogo. Para os ouvidos mais delicados, é possível que se sinta um pouco incomodado com os altos. Não entre em pânico, pode ajustar as cordas você mesmo até encontrar o som que lhe convém.

Barato, sólido, bonito e entregue com a sua capa, este Cajon da Thomann é perfeito para principiantes que queiram comprar o seu primeiro instrumento.

Thomann Kit Construção Cajon

Nós gostamos
  • Um kit cajon para a construção
  • O lado lúdico
  • Perfeito para os principiantes compreenderem o seu instrumento
  • Som correcto
  • Bom preço
Nós gostamos pas
  • O buraco na parte de trás do instrumento não é feito de antemão e requer algum material

Fãs do Ikea, este Cajon é para vocês! O Thomann Construction Cajon Kit vem num kit e é preciso montá-lo você mesmo. Esta é uma boa ideia do fabricante, pois permite aos principiantes ver como funciona o instrumento e compreendê-lo antes mesmo de o começarem a tocar. Para além da ludicidade da construção, o som é notavelmente bom para um instrumento desta gama de preços.

A montagem do instrumento é simples e não requer qualquer habilidade especial de bricolage. No entanto, o buraco por trás do instrumento não é feito de antemão e terá de o cortar você mesmo. Por conseguinte, traga consigo alguns materiais.

Este kit Cajon é portanto perfeito para principiantes ou mesmo para despertar a curiosidade das crianças com a assembleia antes de brincarem. Em resumo, este é um instrumento interessante que lhe oferece a oportunidade de participar no seu desenvolvimento, tudo a um preço muito acessível por uma qualidade mais do que correcta.

Como escolher o seu cajon?

A escolha de um Cajon não é tão simples como se poderia pensar. É por isso que precisa de identificar o tipo de som que deseja e que é o mais adequado ao seu estilo de jogo. Mas não se preocupe, para o ajudar nesta busca, compilámos uma pequena lista de critérios a considerar ao comprar um Cajon:

A marca

Dependendo do seu orçamento e do seu nível, não irá escolher as mesmas marcas. A Schlagwerk, por exemplo, é muito versátil e oferece tanto modelos de nível básico como de gama alta, enquanto que a Millenium produz instrumentos mais orientados para principiantes.

O tipo de cajon

Cajón Cubano, Cajón Peruano ou mesmo Cajón Flamenco. Tudo depende do que se quer jogar.

A qualidade de fabrico

Escolha madeira de boa qualidade e certifique-se de que compra um instrumento sólido. Lembre-se de que o Cajon é um instrumento de percussão. Com emoção, é fácil deixar-se levar e bater com toda a força da alma no seu instrumento, e certamente não o quer quebrar…

O desenho

Escolha um instrumento de que goste e com o qual possa impressionar os seus olhos (e ouvidos).

Os diferentes tipos de Cajón

Cajón cubano

Cajón cubanoEmbora de origem peruana, o Cajón também apareceu em Cuba na década de 1940. O Cajón cubano tem pouco a ver com o Cajón peruano. De facto, o cubano é tocado de cima, não de lado. Além disso, não tem corda no interior (sem timbre). Vem em vários tipos: o Cajón alto e o Cajón baixo. É um instrumento emblemático da Rhumba.

Cajón peruano

Cajón peruanoEste é o cajon original. Apareceu no Peru no século XVIII e era provavelmente originalmente uma caixa utilizada para a apanha de fruta ou para a pesca. Os escravos, não tendo outros materiais à sua disposição, transformaram estas rudimentares caixas de madeira em instrumentos musicais. O Cajon de hoje tem apenas um elemento adicional: o timbre. Isto dá-lhe um som semelhante ao do tambor de laço dos tambores.

Flamenco Cajón

Cajón FlamencoO famoso guitarrista flamenco Paco de Lucía trouxe este instrumento para a Europa em 1977, após uma digressão pela América Latina. Basicamente, o cajón flamenco é o mesmo que o peruano. Mas com o passar do tempo, com novos percussionistas europeus a assumir o instrumento, este sofreu algumas evoluções, sendo a principal delas a adição de cordas no seu interior.

Bongo cajon

Bango CajonComo o seu nome sugere, o cajon bongo é uma mistura do bongo (um instrumento tradicional cubano) e do cajon, que consiste em duas caixas coladas e oferecendo dois tons diferentes: um mais baixo e um mais alto.

Bata cajon

Bata CajonOriginário da América Latina, o bata cajon é ligeiramente diferente do seu primo. A forma é diferente e em vez de se sentar em cima dela para a tocar, é tocada de joelhos. O bata cajon tem duas superfícies de jogo, uma para as notas altas e outra para as notas baixas.

As melhores marcas Cajon

Milénio

Logótipo do MilénioMillenium é uma marca que produz equipamento de percussão e tambor. Os seus produtos são conhecidos por serem muito acessíveis e, portanto, orientados para principiantes.

Schlagwerk

Logótipo SchalgwerkUma marca alemã com mais de 30 anos de experiência no fabrico de instrumentos de percussão, a Schlagwerk produz instrumentos feitos à mão de alta qualidade. Embora a marca esteja mais orientada para os profissionais, também produz modelos de percussão acessíveis para principiantes.

Thomann

Logótipo ThomannO gigante alemão na distribuição de instrumentos musicais e equipamentos musicais de todos os tipos. Esta marca é uma sub-marca do muito famoso Musikhauss Thomann. Produz instrumentos de baixo custo e é uma excelente escolha para principiantes.

Sela

Logotipo SelaSela é um fabricante de tambores e percussão com fábricas localizadas na Alemanha, Tailândia e China. A marca produz instrumentos de percussão de nível básico e médio, tornando-a uma boa escolha para principiantes e entusiastas mais experientes.

Roland

Logótipo RolandRoland é uma marca japonesa fundada em 1972 e especializada no fabrico de instrumentos musicais electrónicos. Para além dos seus famosos tambores electrónicos, a Roland também produz uma gama de cajones electrónicos que podem ser amplificados através de um cabo jack. Esta marca produz instrumentos de alta gama. É por isso que está mais orientada para os profissionais.

FAQ: Respondemos às suas perguntas

Que cordel para o Cajon?

Os cajons peruanos e flamencos têm um timbre interno que reproduz o som de um tambor de laço. Estas são geralmente cordas de guitarra que vibram mais ou menos dependendo do cenário. Se precisar de mudar estas cordas, pode optar por cordas de guitarra acústica. Também se pode usar linha de pesca, mas a qualidade de som sofrerá.

Como fazer um cajon?

Fazer um Cajon não é ciência de foguetões. O instrumento é bastante simples de fazer e os materiais são fáceis de encontrar. É necessário contraplacado que se possa colar com cola de madeira ou montar com parafusos. Quando tiver a sua “caixa”, tudo o que tem de fazer é adicionar as cordas (ajustar a tensão de acordo com o som desejado) e fazer o furo na parte de trás para deixar sair o som. Não há nada que o impeça, se assim o desejar, de deixar a parte de trás do instrumento aberta.

Como tocar o Cajon?

Depende do tipo de Cajon, mas para o mais comum, a versão flamenca, basta sentar-se em cima dele e bater-lhe. Se bater no topo do instrumento, obtém-se o som de um tambor de laço. Se bater no centro, obtém-se um som semelhante ao de um tambor de baixo.

Como se liga um microfone a um cajon?

Para fixar um microfone ao seu instrumento, pode usar um suporte de microfone e apontá-lo para o buraco na parte de trás. Se quiser algo durável, pode sempre colar um microfone dentro da caixa, que pode depois ligar a um misturador ou amplificador.

Onde comprar um Cajon?

Pode encontrar este instrumento nas lojas de instrumentos musicais, especialmente as especializadas em percussão e tambores. Pode também comprá-lo online aos vários fabricantes.

A palavra final

Este é o fim do nosso ranking dos melhores Cajons do ano 2024. Este instrumento de origem peruana viajou por todo o mundo e foi incluído e adaptado a todos os estilos de música. É, como compreenderam, um excelente substituto para a bateria e acompanhará perfeitamente todos os seus concertos e encravamentos acústicos. Por isso, ponha-se a tocar nos seus instrumentos e toque alguns daqueles ritmos selvagens que tem vindo a aprender!