A marimba é um instrumento de percussão melódica com lâminas e ressonadores de madeira. Embora seja cada vez mais utilizado por solistas, é um instrumento que é visto em muitas obras orquestrais modernas porque oferece um som distinto que é ideal para este tipo de actuação. Vamos descobrir um instrumento que tem evoluído muito desde a sua criação.
As nossas 3 melhores marimbas de topo
Thomann Marimba Thm 4.3
O Thomann Marimba Thm 4.3 é, antes de mais nada, um instrumento de percussão feito de materiais de primeira qualidade.
É uma grande escolha para utilização em orquestras de vários tamanhos ou para qualquer músico que procure um instrumento que exsuda qualidade a um preço racional.
Os seus ressonadores estão aninhados numa estrutura de pau-rosa que é não só sublime mas também leve. O corpo é regulável em altura com equilíbrio de carga incluído de 840 a 925 mm. E é montado em rodízios para maior estabilidade durante o jogo. Assim, qualquer jogador, independentemente da altura, irá desfrutar de uma posição de jogo confortável.
Tudo isto é baseado num material sólido e durável.
Ajustada para A 442 Hz, esta marimba tem um som quente, claro e suave que se adapta bem às exigências de uma orquestra. E para ter a certeza que está a salvo de gotas, vem com uma capa protectora e um par de maltes para que o possa tocar assim que o receber.
Thomann MSPVT43 Marimba A=442
O Thomann MSPVT43 Marimba A=442 vem da Holanda e é um instrumento de percussão com um som naturalmente amadeirado. Estas lâminas cuidadosamente seleccionadas impulsionam um som completo em toda a gama do instrumento, um som rico e ressonante.
Com a sua altura ajustável, esta marimba é ideal para jovens percussionistas. Pode ser utilizado numa banda de metais, numa orquestra completa ou numa banda de sopros.
Além de oferecer um par de maltes e uma cobertura protectora como bónus, o fabricante acrescentou uma fila de ressonadores fechados para fazer deste modelo um instrumento bastante qualificado para qualquer percussionista profissional.
Material de construção de qualidade, dimensões das barras e do próprio modelo, ressonadores pretos, altura ajustável de 850 mm a 1050 mm: tudo se junta para promover a jogabilidade nesta unidade. E tem um som brilhante, profundo e uma entoação que beira a perfeição.
Não é exagero dizer que a Thomann MSPVT43 Marimba A=442 tem todas as características ideais de uma marimba moderna. O som que dele sai é mais do que suficiente para satisfazer qualquer percussionista, seja amador ou experiente.
Adams MSPV 43 Solista Marimba A=442
Adams MSPV 43 Solista Marimba A=442 é um instrumento que irá gostar de tocar. Foi construído com lâminas de padouk que criam um som incomparável. A moldura contém vários suportes extra para a manter estável durante a reprodução.
Esta marimba revela um som claro, bem como um tom impecável. Para utilização em casa ou num instituto musical, este é um modelo que não decepcionará.
As suas lâminas de madeira Padouk são graduadas e ligeiramente mais estreitas do que as do pau-rosa ou modelos sintéticos da série Concert. A afinação e a afinação precisa das lâminas criam um som equilibrado em toda a gama do instrumento.
Os carris do dispositivo dobram-se ao meio, tal como os ressonadores. Isto permite-lhe caber facilmente em qualquer espaço, incluindo os troncos dos carros.
Com o seu som puro e animado, esta marimba pode ser usada em muitas situações diferentes. O seu som radiante é perfeito para tocar num conjunto de orquestra.
Critérios de compra para escolher uma Marimba
A marimba é um xilofone africano com ressonadores, muito famoso em alguns países da América Latina, como a Guatemala.
Este instrumento é composto por barras, ressonadores e uma armação, o suporte sobre o qual repousa o conjunto e que pode ser ajustado em altura nos modelos mais avançados. A forma do teclado e a posição das notas fazem lembrar um piano com dois níveis: um para os sustenidos e o outro, abaixo, para as notas inalteradas.
Os ressonadores tubulares aumentam a duração do som e acentuam as parciais harmónicas. Isto aproxima a marimba dos instrumentos de cordas europeus. Mas isto não diminui o seu som distinto ou o seu carácter como instrumento de percussão.
Esta percussão é tocada por uma a quatro pessoas ao mesmo tempo, colocadas lado a lado. Cada pessoa está equipada com dois mallets e pode tocar até 8 notas simultaneamente.
Para aqueles que não conseguem distinguir entre um xilofone e uma marimba por serem tão parecidos, a marimba tem um som suave e suave como um instrumento de sopro. Tem também um tom mais amplo do que a maioria dos outros instrumentos de martelo O xilofone, por outro lado, tem um tom duro mas bem definido.
Uma razão para esta diferença é o método de afinação de cada um destes instrumentos. A marimba está sintonizada com harmónicos de número par, enquanto que o xilofone está sintonizado com o passo fundamental e o terceiro harmónico ímpar.
No mercado encontrará marimbas com 4 oitavas 1/3, 4 oitavas 1/2 e hoje em dia cada vez mais modelos com 5 oitavas (C2/Do7).
Para avaliar a qualidade deste instrumento, podem ser utilizados os seguintes critérios:
As melhores marcas Marimba
A marca conta, assim como a funcionalidade do dispositivo. É por isso que é muito importante seleccionar a marca certa, caso contrário poderá ficar desapontado.
Por conseguinte, identificámos as marcas em que pode confiar para esta percussão.
Thomann
Adams