Qualquer amante da música sabe que a guitarra eléctrica é mais do que um instrumento musical. Ao longo dos anos, este objecto tornou-se um verdadeiro símbolo de um estado de espírito, de uma forma de viver e interpretar a música, tal como as guitarras clássicas ou folclóricas. As novas gerações continuam a adorar o som eléctrico e há cada vez mais modelos de guitarras hoje em dia. Existem agora muitas marcas diferentes de guitarras eléctricas e encontrar a guitarra certa para si está a tornar-se uma tarefa complexa. Apresentamos-lhe os melhores modelos do momento para facilitar a sua pesquisa!
As 3 melhores guitarras eléctricas de 2024
Conteúdos
- 1 As 3 melhores guitarras eléctricas de 2024
- 2 Tudo sobre as melhores guitarras eléctricas guitarra eléctrica a partir de 2024
- 3 3 favoritos de 2018
- 4 Como escolher a sua guitarra eléctrica?
- 5 As melhores marcas de guitarra
- 6 Como posso mudar as cordas de uma guitarra eléctrica?
- 7 FAQ: Respondemos às suas perguntas
- 8 A palavra final
Tudo sobre as melhores guitarras eléctricas guitarra eléctrica a partir de 2024
Epifone Les Paul Standard Plus Pro HB
- Mecânica e electrónica perfeita
- Construção de qualidade
- Som claro e quente
- Preço razoável
- Um pouco pesado
Encontrar uma guitarra extraordinária por quase 500 euros não é a tarefa mais fácil. Mas encontrámos um!
Uma das maiores marcas de guitarra, Epiphone, tem uma gama de modelos interessantes. Nos nossos testes, o Les Paul Standard Plus Pro HB destacou-se dos outros produtos comercializados por este fabricante histórico.
Vejamos primeiro a construção. Esta guitarra eléctrica de mel tem um corpo e pescoço em mogno. A parte superior é feita de ácer flamejado e a tábua de pau-ferro. O Les Paul Standard Plus Pro HB tem 22 trastes.
No que diz respeito a configurações, Epiphone oferece 2 configurações de volume e 2 configurações de tom. Estão disponíveis duas pickups, uma ProBucker 2 e uma ProBucker 3. A altura desta guitarra electrónica, ou seja, o comprimento entre a porca e a ponte, é de 628 mm.
Esta guitarra eléctrica produz um grande som. Quer seja um guitarrista profissional ou amador, irá certamente apreciar a qualidade de som, mas também a sólida mecânica Groover. A electrónica também é impecável.
Quase não encontramos falhas, excepto pelo facto de pesar um pouco mais (4,7 kg) do que outras guitarras. Para além de um preço muito atraente, esta guitarra é adequada para muitos estilos musicais, do blues ao metal e, claro, ao rock!
Fender Squier Affinity Tele MN BB
- Vintage telecaster look
- Muito bom som
- Excelente solução económica
- Microfones pobres
A Squier Affinity Tele MN BB é outra guitarra eléctrica que vai apelar aos fãs de bom som. Da marca que se tornou sinónimo de som rock, a guitarra Fender é bem construída e muito acessível.
Em primeiro lugar, notamos um corpo sólido de amieiro, mas também um pescoço de bordo e um quadro de dedos. A guitarra está equipada com hardware cromado e 21 trastes, e tem dois captadores de uma só bobina. O passo é de apenas 648 mm.
É um telecaster visualmente interessante (especialmente por causa da sua cor Loira de Manteiga) e bastante vintage que oferece um som muito satisfatório. Atinge todo o seu potencial num som limpo e irá encantar especialmente os fãs de jazz, blues e country. Finalmente, não tende a ficar desafinado rapidamente.
O som produzido pelo Fender Squier Affinity Tele MN BB não tem a delicadeza de algumas guitarras de gama muito alta. Feito na China, este Telecaster não irá satisfazer os guitarristas profissionais. Mas é sem dúvida uma excelente guitarra eléctrica para principiantes e para praticar em casa. Outro ponto importante e positivo: é vendido a menos de 200 euros.
Harley Benton ST-20 SB Série Standard
- Excelente montagem
- Som decente
- Incrível relação custo-benefício
- Boa aderência
- Modesta qualidade de peças plásticas
Se procura uma guitarra de nível de entrada, Harley Benton é um nome a lembrar. Até agora a marca assinou várias séries de guitarras de diferentes formas (telecaster, stratocaster, Les Paul). As guitarras eléctricas feitas pela Harley Benton combinam uma excelente qualidade de construção com preços económicos, e a Harley Benton ST-20 SB Standard Series é um bom exemplo da lógica do fabricante.
Esta guitarra eléctrica barata (menos de 80 euros) tem um corpo de madeira baixo e um pescoço de bordo aparafusado (tipo C moderno). Com uma altura de 648 mm e 22 trastes, é uma guitarra bastante clássica. Além disso, tem um controlo de volume, dois controlos de tom e três pickups de uma só bobina. Tem também uma ponte com um vibrato de estilo Fender e afinadores fundidos.
Esta guitarra Harley Benton surpreendeu-nos realmente com o seu belo som. Para além de um design clássico e bastante atraente (3 Tone Sunburst), é agradável de segurar e de brincar.
Em suma, seria difícil encontrar um modelo melhor a este preço. Excelente para principiantes, não vai ao encontro das expectativas de um guitarrista experiente.
Harley Benton TE-52 NA Vintage Series
- Taxa acessível
- Bom trabalho de mão-de-obra
- Desenho bem sucedido
- Má mecânica e microfones
A Harley Benton TE-52 NA, da série Vintage, é outra guitarra eléctrica da Thomann que vale a pena ver.
Harley Benton ataca novamente com uma boa construção combinada com um preço económico. Desta vez, o corpo é feito de cinza americana e o pescoço aparafusado (tipo C) de bordo canadiano. A placa é feita de ácer e o passo é novamente de 648 mm. Esta Harley Benton tem 21 trastes, um a menos do que a Harley Benton ST-20 SB. Para além de 2 controlos (volume e tom), existem 2 pickups Roswell de bobina única e sintonizadores Kluson.
Mais uma vez, esta guitarra Harley Benton soa bem, mas nada mais. Os guitarristas profissionais devem optar por outro modelo ou planear a substituição de certas peças por componentes topo de gama. Estamos a pensar nos sintonizadores ou pickups, que fazem o trabalho, mas lutam para competir com modelos mais avançados.
No que diz respeito à aparência, esta guitarra eléctrica tem um aspecto vintage, como o nome da série de onde provém indica. Esteticamente bem sucedida, esta guitarra oferece uma relação qualidade/preço mais do que correcta.
Fender SQ Affi Strat Pack HSSBSB IL
- Som de qualidade
- Preços baixos
- Afinação muito estável
- Amplificador e acessórios incluídos
- Inactidões no alinhamento dos trastes
Os fãs do som eléctrico estão familiarizados com Squier, a sub-marca do gigante Fender. Oferecendo cópias dos modelos icónicos de Fender (telecaster, stratocaster, entre outros), Squier estabeleceu-se como uma boa alternativa económica às guitarras do magnata de Scottsdale.
O Fender Squier Affinity Strat combina vários materiais. O corpo é feito de álamo, o pescoço é feito de ácer e a tábua de louro indiano. Com esta interessante combinação, Squier consegue entregar uma guitarra muito sólida. A guitarra tem um tom de 648 mm, 22 trastes e nada menos que três pickups. Há dois colectores de uma bobina (meio e pescoço) e um colector de bobina dupla (ponte). Um vibrato de estilo vintage está também incluído.
Esta guitarra Squier é um excelente modelo que a maioria dos guitarristas irá certamente apreciar. A relação preço/desempenho é incrível, especialmente considerando o amplificador e os acessórios incluídos no pacote. De facto, está incluído um amplificador combinado Fender Frontman 15G (e é uma escolha perfeita para este Squier Affinity), mas também todos os outros acessórios essenciais (cabo, alça, picaretas, saco). Finalmente, não podemos esquecer o desenho retro icónico desta guitarra, que realmente gostamos. Recomendamo-lo!
3 favoritos de 2018
Como escolher a sua guitarra eléctrica?
Pode ter entrado numa loja de instrumentos musicais e ter-se encontrado perdido em frente aos muitos modelos de guitarras, pianos ou acordeões. Certas marcas, como a Fender, são sem dúvida uma garantia de qualidade, mas isto não significa que os seus modelos serão os melhores para si. Antes de efectuar uma compra, sugerimos que considere os seguintes critérios.
- O tipo de corpo. Existem várias formas de corpo, tais como Corpo Sólido ou Corpo Oco, que têm impacto no som da guitarra.
- Os bosques utilizados para o corpo e pescoço da guitarra. Diferentes tipos de madeira (mogno, ácer, cinza, para citar alguns) são utilizados no fabrico de guitarras eléctricas. A madeira escolhida tem um impacto directo sobre a qualidade do som.
- O tom. O conforto de tocar depende directamente do tom da guitarra, ou seja, do comprimento entre a porca e a ponte.
- Trastes. O número de trastes, e portanto a gama de notas que se pode produzir, e o tamanho dos trastes.
- As pickups. É graças aos captadores integrados que o som das guitarras eléctricas é transmitido. Tipo (bobina simples ou bobina dupla) e qualidade.
- Mecânica. Bons mecânicos evitam a desmotivação frequente.
- Estilo de música, nível e estilo de jogo. Nem todas as guitarras eléctricas são perfeitamente adequadas a todos os estilos musicais. Da mesma forma, algumas guitarras são mais adequadas para principiantes, outras para músicos experientes. Alguns modelos atingem o seu pleno potencial como solista, outros como acompanhantes.
- Design e ergonomia, ou seja, escolhas estéticas e manuseamento.
- Relação qualidade/preço. A relação entre a qualidade do instrumento e o seu preço.
As melhores marcas de guitarra
Como posso mudar as cordas de uma guitarra eléctrica?
Se começar a tocar guitarra, terá provavelmente de substituir as cordas da sua guitarra eléctrica. Pode partir uma corda ou simplesmente descobrir que a sua guitarra está a começar a soar plana. Deve-se notar que o procedimento varia dependendo se a ponte é padrão ou flutuante. Aqui estão os passos a seguir para mudar as cordas de uma guitarra eléctrica com uma ponte padrão (fixa).
- Antes de mais, as velhas cordas devem ser removidas. Para o fazer, é necessário primeiro baixar a tensão rodando o mecanismo no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Pode fazê-lo com um virador mecânico ou à mão. Depois cortar as cordas no meio e remover as duas extremidades.
- O passo seguinte é inserir as novas cordas nos orifícios na parte de trás da ponte. Passar a primeira corda através da ponte e depois através do buraco no mecanismo de afinação. Deve entrar pelo interior do cabeçote e sair para o exterior. Puxar o fio e apertá-lo.
- Pegar na corda e torcê-la no sentido dos ponteiros do relógio no buraco para formar uma forma em S.
- Fixar a corda passando-a por baixo da mesma corda, mas do outro lado.
- Finalmente, rodar a chave de afinação no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
- Depois faça o mesmo com as 5 cordas restantes.
- Cortar quaisquer peças salientes com um par de cortadores de arame e afinar a guitarra.
FAQ: Respondemos às suas perguntas
A palavra final
“Por vezes, se quiseres desistir da guitarra, vais odiar a guitarra“.Mas se continuares com ele, serás recompensado “, disse certa vez o guitarrista icónico Jimi Hendrix. Se também quiser ser recompensado, não perca o seu tempo. Dirija-se a Thomann para comprar a sua primeira guitarra eléctrica ou uma nova que irá abanar as paredes da sua casa!