Este ano, a nossa equipa de peritos em instrumentos musicais testou para si os melhores didgeridoos de 2024 a fim de lhe apresentar esta comparação. O didgeridoo é um instrumento de sopro da família do latão (embora seja feito de madeira) e foi originalmente tocado pelos aborígenes do norte da Austrália. Para o ajudar a escolher o seu novo instrumento, aqui está a nossa comparação do melhor didgeridoo do ano.
Os 3 melhores didgeridoo de 2024
Conteúdos
Tudo sobre o melhor didgeridoo
Thomann Didgeridoo Eucalipto Proline D
- Feito à mão
- Em eucalipto
- Sintonizado em D
- Entregue com cobertura
- Não muito pesado
- Bastante caro
“O preço é esquecido, a qualidade permanece” é o que define o Thomann Didgeridoo Eucalyptus Proline D. Este é um belo instrumento feito à mão. A madeira de eucalipto tem sido tratada com um excelente verniz que realça a sua cor e cheiro. O som é perfeito. O tom é correcto, os harmónicos são claros e o volume pode ser empurrado se colocar o seu coração nele. Sem dúvida, o melhor didgeridoo do ano!
Embora o preço seja bastante elevado, continua a ser relativamente acessível para um instrumento desta qualidade. Se quiser tratar de si próprio, não hesite, não se vai arrepender.
Thomann Didgeridoo Eucalipto 140-150
- Feito à mão
- Em eucalipto
- Boa riqueza harmónica
- Excelente relação custo-benefício
- Entregue sem cobertura
Esta é a nossa escolha do ano para o didgeridoo de melhor valor. Este instrumento é também feito de eucalipto, sem dúvida a melhor madeira para fazer um didgeridoo. O Thomann Didgeridoo Eucalyptus 140-150 é um instrumento sonoro rico, com bom volume e agradáveis tons de fundo. É uma excelente escolha se se quiser investir num didgeridoo de eucalipto sem quebrar o banco.
O único inconveniente é que a capa não está incluída, pelo que terá de a comprar separadamente, pelo menos se a quiser transportar.
Thomann Didgeridoo Teak 130cm Bemalt
- O preço
- Bons acabamentos
- O didgeridoo perfeito para principiantes
- Feito de madeira de teca
- Entregue sem cobertura
Onosso preferido na categoria “mais barato”. Este é o didgeridoo perfeito para principiantes com um orçamento. Fácil de soprar, bastante leve e com um som bem definido, o Thomann Digeridoo Teak 130cm Bemalt é totalmente acessível para os novatos. Além disso, o instrumento é realmente bonito com a sua cor natural e acabamento esculpido em madeira. Se quiser começar a tocar o didgeridoo a um bom preço ou se quiser possuir um instrumento que seja fácil de transportar, este modelo é para si.
Bem, é verdade que a teca não é de eucalipto. Mas o som não é assim tão mau com este modelo e, a menos que seja um profissional com um ouvido bem desenvolvido, certamente não ouvirá a diferença.
Thomann Didgeridoo Teak 150cm Tinta
- O preço
- Feito de teca, mas com sons semelhantes aos do eucalipto
- Acabamentos muito agradáveis
- Adequado para principiantes
- Um pouco pesado
- O som tende a ser um pouco abafado
O irmão mais velho do didgeridoo de 130cm com o mesmo nome visto acima. É mais ou menos o mesmo instrumento, mas um pouco mais longo e com melhor acabamento. A Teca de Pintura de 150cm é feita à mão. É realmente bonito e não se cansará de olhar para ele. O aperto é fácil e não terá de lutar para produzir um som, o que torna este didgeridoo bem adequado para principiantes.
No entanto, os 20cm extra em comparação com o seu irmão mais novo têm um inconveniente: o peso. Mas isto também não é nada de especial e a beleza do instrumento fará esquecer este detalhe. Além disso, apesar de ser feito de teca, o som permanece bastante próximo do de um instrumento feito de eucalipto.
Meinl DDG-BOX Didgeridoo de Viagem
- Em mogno
- Um didgeridoo de bolso
- Pequeno mas forte
- Perfeito para levar consigo para todo o lado
- A qualidade do som perde um pouco devido ao formato
Esta é a nossa surpresa de 2024 um didgebox em mogno, o instrumento perfeito para os globetrotters e outros viajantes. Como o modelo é compacto, o fabricante teve de encontrar uma solução para manter o som de um didgeridoo numa versão de bolso. É por isso que a conduta de ar no instrumento está em ziguezague, o que permite ao instrumento reproduzir o som de um didgeridoo. Além da sua praticidade, o Meinl Travel Didgeridoo é feito de mogno, uma madeira preciosa com uma cor vermelha.
Claro, o som perde um pouco de potência em comparação com um didgeridoo de eucalipto. Mas o objectivo é mais oferecer um instrumento fácil de transportar do que oferecer a melhor qualidade de som, por isso depende do que se procura.
Como escolher o seu didgeridoo?
Aprender o didgeridoo é uma grande aventura para embarcar. No entanto, a escolha é sempre um problema com todos os produtos no mercado. É por isso que compilámos uma lista de critérios a considerar ao comprar o seu didgeridoo:
Os diferentes tipos de didgeridoo
Didgeridoo clássico
O tipo de didgeridoo mais famoso e o mais frequentemente visto. É um instrumento de sopro muito antigo. Foi rastreada até à Idade da Pedra! Tradicionalmente, o didgeridoo é uma espécie de trombeta de madeira. É feito cortando um ramo de uma árvore e depois escavando-o usando vários processos antes de adicionar a boquilha. Uma vez pronto, o didgeridoo é normalmente decorado com pinturas tradicionais representando cenas da mitologia aborígene.
Didgeridoo de viagem
Estes são didgeridoos que podem ser desmontados, geralmente por um sistema de parafusos entre as diferentes partes do instrumento. Como o nome sugere, são mais adequados para os viajantes. Como o instrumento pode ser desmontado, o seu comprimento também pode ser ajustado a fim de alterar a nota.
Didgeridoo deslizante
Graças a um sistema de slide, este tipo de didgeridoo pode mudar o seu tom (enquanto está a ser tocado, ao contrário do didgeridoo de viagem). Para a maioria deles, basta dar-lhes um quarto de volta para alterar a nota. Outros oferecem um sistema de parafuso para fixar a nota desejada.
Didgebox
As didgeboxes são uma versão de bolso do didgeridoo. Vêm na forma de uma caixa de cerca de quarenta centímetros com dois orifícios (um para soprar e outro para a saída de ar). O tubo no instrumento é desconcertado, o que permite restaurar o som do instrumento original, à custa da qualidade.
Marcas de Didgeridoos
Thomann
Thomann é uma sub-marca do gigante alemão da distribuição de instrumentos Musikhaus Thomann. Esta marca oferece todos os tipos de instrumentos a preços acessíveis. A sua produção está mais orientada para principiantes.
Meinl
Fundada em 1951, Meinl produziu inicialmente instrumentos de sopro. Em 1952, a marca alemã especializou-se na produção de címbalos. A partir de 1960, Meinl fez nome a nível mundial, exportando mais de metade dos seus produtos para os EUA. A marca também produz numerosos instrumentos de sopro e percussão.
Terré
Esta é uma marca especial! Terré produz instrumentos étnicos com um som natural e tradicional. Os seus instrumentos são de boa qualidade e acessíveis. A sua produção está orientada para instrumentos tradicionais de percussão como djembes, didgeridoos e instrumentos utilizados em música terapêutica e rituais xamânicos.
Toca
A marca Toca foi criada nos anos 90 com a chegada da música afro-cubana. Esta marca é especializada na venda de instrumentos de percussão. Produz instrumentos com estilos e sons particulares.
RiverMan
Marca americana, RiverMan produz didgeridoos de madeira seguindo um processo de fabrico amigo do ambiente. É um pequeno produtor que faz todos os seus instrumentos à mão. Cada didgeridoo é portanto único e pode encomendar os acabamentos que desejar.
FAQ: Respondemos às suas perguntas
A palavra final
Este é o fim do nosso artigo sobre os melhores didgeridoos de 2024. Este antigo instrumento pode parecer simples na superfície, mas dominá-lo completamente exigirá muita prática e paciência.
Não se esqueça de escolher o modelo que satisfaz as suas necessidades. Assim, se está a planear uma digressão mundial com o seu instrumento, deve escolher uma Didgebox, por exemplo.
Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil e que compre o seu novo didgeridoo muito em breve!