As 3 Melhores Groovebox 2024 : Guia de compra e comparação

Nos últimos anos, foram desenvolvidos diferentes equipamentos musicais: grooveboxes, expansores, sintetizadores, etc. Um deles, o groovebox, chamou a nossa atenção. Uma delas, a groovebox, chamou a nossa atenção. Permitindo acrescentar ritmos muito elaborados a qualquer tipo de música, este instrumento é uma pura maravilha para qualquer produtor de música de dança ou amante do groove. Por isso, decidimos fazer dele o tema deste artigo, revelando 3 modelos de excepcional qualidade!

As nossas 3 melhores caixas de ranhuras de topo

Elektron Analog Rytm MKII Boss RC-505 Akai MPC X
Elektron Analog Rytm MKII Boss RC-505 Akai MPC X
Etiqueta A melhor relação custo-benefício O mais barato O mais completo
Ecrã

Efeitos

Peso 2,5 kg 1,4 kg 5,66 kg
Outras características Codificadores precisos de alta resolução - retroiluminados, robustos, 1 GB de memória interna de amostra em + disco rígido 5 pistas estéreo com controlos dedicados, memória para 99 frases, cada uma com 5 títulos, controláveis manualmente 16 almofadas MPC retroiluminadas, 16 GB de armazenamento interno com função de amostragem, software MPC incluído, ranhura para cartão SD
Pontuação

Preço

Rytm Analógico Elektron MKIIOptar pela caixa de ranhuras MKII da Elektron Analog Rytm

OElektron Analog Rytm MKII é um groovebox construído com uma vasta gama de características para satisfazer as necessidades dos músicos electrónicos mais exigentes. As suas almofadas são sensíveis, o que é perfeito para bater ritmos mas também para tocar sons cromáticos.

Esta caixa de ranhuras combina tons analógicos com amostras. E isso é o mais surpreendente, porque demonstra o seu incrível potencial de design de som. O dispositivo também contém 1 GB de memória interna para armazenar estas amostras.

Outras características incluem oito canais de tambor, cada um com o seu próprio gerador de tons analógicos e uma série de envelopes, filtros, circuitos de overdrive e um LFO. A marca também atribuiu saídas de áudio individuais e entradas e saídas USB e MIDI a cada canal.

Outra característica importante deste modelo é o seu modo de cena. Com esta função, tem um controlo extraordinário sobre os parâmetros dos circuitos analógicos. Isto permite alterar a cena ou mesmo o som em cada fase da sequência sem qualquer atraso. Isto é perfeito quando se pretende criar padrões bastante complexos ou progressões nuançadas.

A marca está assim a conseguir um feito ao oferecer um item com o qual um caminho de sinal muito analógico pode ser estabelecido e automatizado sem muito esforço. Aqueles que vão ficar encantados com este produto são sem dúvida os músicos de Sweetwater. Porque oferece um controlo digital muito preciso dos circuitos analógicos.

Chefe RC-505Optar pelo Boss RC 505 groovebox

Para aqueles que sonham com um instrumento que não faz as coisas pela metade, temos o prazer de apresentar o Boss RC-505 groovebox. Vem com uma variedade de características. 5 pistas estéreo disponíveis ao mesmo tempo com controlos dedicados e faders de volume independentes, uma grande secção de efeitos para sinais de entrada, 99 memórias cada uma contendo as 5 pistas, para armazenar os seus loops, 85 padrões de ritmo, etc.

No lado da conectividade, esta caixa de ranhuras tem várias entradas que podem ser utilizadas em conjunto. Estes ajudam a integrar dados áudio de diferentes fontes nos loops. As entradas estão equipadas com uma tomada de microfone XLR com potência fantasma. Há também uma entrada AUX para um smartphone, walkman ou outra fonte de sinal estéreo e macacos de 1/4″.

A tomada USB é utilizada para estabelecer uma ligação a um computador para trocar ficheiros áudio (WAV). Esta é uma forma eficiente de arquivar frases do RC-505, mas também de trabalhar com peças áudio de outros locais. Outra possibilidade com este modelo é sincronizar dados áudio gravados internamente via MIDI.

Esta caixa de ranhuras pode ser controlada com as mãos. Mas aqueles que querem manter as suas mãos livres podem ligá-lo a um computador através de um cabo USB a uma placa MIDI a pedal.

O RC-505 groovebox é o equipamento ideal para DJs, cantores e beatboxers. No palco ou no estúdio, vai rebentar consigo!

Akai MPC XDescrever a caixa de ranhuras do Akai MPC X

Um dispositivo autónomo, a caixa de ranhuras Akai MPC X apresenta um lindo ecrã a cores multi-toque 10.1, 16 lindas almofadas RGB sensíveis à pressão e à velocidade, e 66 botões de menu. O pacote completo é alimentado por um microprocessador multi-core especialmente desenvolvido para o poderoso Software MPC 2.0.

Para acompanhar os botões do menu dedicado, esta groobebox está equipada com um grande codificador rotativo.

E quando se trata de ligações, eis o que pode esperar se escolher este modelo: 2 entradas MIDI, 4 saídas MIDI, 2 entradas combinadas (XLR, conector de 6,3 mm) para microfone e nível de linha, 8 saídas de áudio no conector de 6,3 mm, 2 saídas de auscultadores no conector de 6,3 mm, etc. E ainda por cima, o instrumento tem uma entrada RCA para mesas giratórias, uma entrada Hi-Z e, a propósito, uma potência fantasma de 48 volts para microfones condensadores.

O ecrã táctil deste instrumento não só é fluido mas também agradável de manusear como uma pastilha. Dá-lhe acesso a uma criatividade sem limites. Com este ecrã, pode lançar um clip, agarrar, beliscar e editar formas de onda, programar o sequenciador passo a passo e finalmente aplicar efeitos XY directamente através de definições específicas.

Opções de monitorização directa, armazenamento interno de 16 GB, captação de áudio com qualidade de estúdio, energia fantasma comutável, e muito mais. O Akai MPC X não falta em características e é isso que o torna tão atractivo.

Critérios de compra para escolher uma caixa de ranhuras

Muitas vezes referido como máquina de tambor, o groovebox é um instrumento musical electrónico que é utilizado para criar ritmo ou loops. É composto por várias ferramentas internas tais como um amostrador, um sequenciador de música e uma superfície de controlo para coordenar tudo.

O termo groovebox é também utilizado para máquinas de tambor electrónico. E, nestes casos, são particularmente simples de utilizar e contêm apenas alguns sons e ritmos para além de um sequenciador.

Para escolher este tipo de dispositivo, devem ser tidos em conta determinados critérios, tais como o tipo de música a tocar, a conectividade e o ecrã, entre outros.

Critérios para a escolha de uma caixa de ranhuras

O preçoConectividadeO ecrãO peso

O preço determina muito frequentemente o grau de desempenho de um artigo.

Para caixas de ranhuras, deve esperar pagar cerca de 150 euros para modelos simples e até 500 euros ou mais para máquinas mais sofisticadas, ou seja, aquelas que são mais completas e mais avançadas.

Se quiser fazer tudo o que se possa pensar com a sua groovebox, obtenha o modelo que tem um arsenal de entradas e saídas.

Felizmente, existem dispositivos no mercado que satisfazem perfeitamente este critério. Tudo o que tem de fazer é fazer a sua escolha!

A presença de um visor facilita o controlo do seu dispositivo. Um visor não só lhe dá acesso a informações claras, como também lhe permite acompanhar o seu trabalho.

Pode verificar o que está a acontecer em qualquer altura.
Isto dá-lhe uma melhor hipótese de criar desenhos surpreendentemente bons.

Poderá ter de viajar com a sua máquina por razões de negócios. Portanto, não deixe que isto seja uma tarefa difícil, opte por um dispositivo leve.

Assim, pode levá-lo consigo para onde quer que vá. E não será demasiado complicado de usar.

As melhores marcas de groovebox

Temos bastantes marcas neste mercado. Aqui estão alguns deles para aqueles que querem fazer uma escolha sábia.

Logotipo da marca Akai Professionnal

AAkai Professional foi fundada em 1984 por Saburo Akai. Com sede em Tóquio, a empresa é especializada no fabrico de artigos para músicos e produtores. Os produtos da empresa incluem sintetizadores, controladores de teclado, gira-discos, etc.

Logotipo da marca Boss

Uma subsidiária do grupo Roland, Boss é especialista na concepção de equipamentos como guitarras, baixos, sintetizadores, etc. Os grooveboxes da marca revolucionaram o mundo da música com a sua rica gama de efeitos.

Logotipo da marca Elektron

A Elektron é uma empresa sueca sediada em Gotemburgo. Concebe vários instrumentos electrónicos. São também os fabricantes do sintetizador percussivo Machinedrum. As suas grooveboxes são utilizadas para espectáculos e produção ao vivo.

Logotipo da marca Korg

Em existência desde 1962, a Korg é uma marca que tem feito uma excelente reputação no campo dos instrumentos e acessórios musicais. Criada no Japão por Tsutomu Kato e Tadashi Osanai, é a marca de referência para muitas pessoas, incluindo artistas famosos.