Um sampler, também chamado sampler, é um instrumento musical electrónico e digital que é utilizado para gravar amostras e copiá-las de volta com processamento. O sampler dá ao músico a oportunidade de compor ou esculpir a sua própria peça com base em amostras de percussão, grupos orquestrais ou instrumentos. É portanto um dispositivo capaz de digitalizar sons e depois utilizá-los para criar novos sons.
Para aprofundar os seus conhecimentos sobre este instrumento, aqui está um guia que preparámos para si. Reúne os três melhores amostradores disponíveis no mercado, com uma breve descrição para cada um deles. Isto dar-lhe-á uma ideia mais clara do instrumento e do seu potencial.
Os nossos 3 melhores amostradores de topo
Elektron Octatrack MKII
OElektron Octatrack MKII é um amostrador e sequenciador de performance com 8 pistas.
Canais MIDI, pistas internas, conectividade alargada, etc. Este amostrador combina muitas características úteis.
Incorpora um motor de amostras extremamente potente para realizar conversões radicais e reestruturar amostras em tempo recorde, utilizando algoritmos de alta qualidade. Com funções de alongamento temporal em tempo real e de pitch-shift, este motor de amostras tem o poder de converter e reestruturar as suas amostras em pouco tempo.
Outras características foram adicionadas a este amostrador para aumentar o seu desempenho. Estes incluem um visor OLED, um crossfader de desempenho sem contacto e botões retroiluminados com funções individuais. Estes botões, combinados com os codificadores de alta resolução, optimizam o fluxo de trabalho. E são resistentes, por isso podem lidar com os ambientes mais exigentes.
O croosfader acrescenta profundidade ao seu som. E ovisor OLED mostra-lhe toda a informação de que necessita, mesmo com pouca luz, o que é uma grande vantagem.
Desenhado para o desempenho ao vivo, o Elektron Octatrack MKII oferece-lhe uma enorme capacidade de processamento de amostras. As 16 pistas (8 pistas de áudio estéreo e 8 pistas MIDI dedicadas) que hospeda são responsáveis pelo controlo dos sons internos, bem como do equipamento MIDI externo.
E finalmente, o seu design portátil faz dele uma grande peça de equipamento para uso em estúdio e artistas performativos.
Amostra de Korg Volca
O Korg Volca Sample é um sequenciador de amostras que faz maravilhas no palco! Com as suas características meticulosamente configuradas incluindo 100 amostras, este amostrador dá-lhe todas as chaves para gravar e descarregar amostras da aplicação Volca Sample IOS.
Por exemplo, a sua função Reversa ajuda a inverter uma amostra, especialmente com sons como címbalos e chapéus de alta fidelidade na posição aberta. E o sequenciador de 16 passos tem uma função Swing que acrescenta um toque humano aos seus ritmos.
A função de gravação automática realiza a gravação dos seus movimentos do botão, permitindo-lhe alterar ou modificar os seus sons ao longo do tempo. Esta é uma óptima forma de personalizar os seus loops e produzir um desempenho mais aperfeiçoado.
Mas o que realmente distingue este amostrador das outras máquinas da série Volca é oisolador analógico, que actua da mesma forma que um equalizador ou circuito analógico. É utilizado para suprimir as frequências altas ou baixas, a fim deobter um som perfeito.
O Korg Volca Sample tem uma saída de auscultadores em mini-jack, uma entrada e saída de sincronização em mini-jack mono e um MIDI IN. Este último permite a sincronização com outros dispositivos tais como os módulos de som KORG Volca.
Intuitivo e extremamente poderoso, este amostrador vem com um forte potencial de improvisação. Algo que só pode encantar qualquer tipo de músico.
Roland SP-404A
Criado para músicos que gostam de actuar ao vivo, o Roland SP-404A é um sampler em forma de onda linear que incorpora todas as características do seu antecessor, o aclamado SP-404SX: 29 efeitos internos, amostragem linear de 16 bits, 12 almofadas para tocar com qualidade profissional, e alternância suave entre efeitos.
Além disso, existem algumas novidades, nomeadamente uma biblioteca de sons muito extensa entregue em cartão SD. O cartão SD de 1GB contém uma enorme selecção de sons de alta qualidade de Loopmasters.
A gravação de som é feita através do microfone incluído ou da entrada de linha.
A máquina é alimentada ou pelo adaptador incluído ou pelas quatro pilhas AA que a acompanham. Isto dá-lhe a oportunidade deo utilizar em qualquer altura e em qualquer lugar.
O seu sequenciador de padrões está lá para o ajudar a criar faixas e cenas rítmicas dinâmicas em tempo real.
Este amostrador está cheio de almofadas, botões e controlos. Isto torna-o um instrumento intuitivo que é muito fácil de usar quando se ultrapassa a fase inicial de aprendizagem. Não terá problemas em dominá-lo. Além disso, existe um visor LED incorporado para lhe dar uma visão geral do que está a fazer.
Critérios de compra para a escolha de um amostrador
Tal como um computador, o amostrador tem uma RAM para armazenar amostras e uma ROM para o sistema operativo. Tem também um conversor analógico ou digital, que determina o resultado sonoro. Este conversor transforma um sinal analógico em dados digitais e vice-versa.
O antepassado do amostrador é o Melloton, um instrumento que surgiu nos anos 60 e que usava uma tira magnética por tecla no teclado.
Cada sampler tem uma função de edição que é muito importante porque irá converter as suas canções nos sons que deseja alcançar.
Aqui discutimos alguns critérios a considerar para aqueles que querem adquirir este tipo de instrumento para projectos musicais.
As melhores marcas de amostradores
Tendo descrito estes três modelos, passemos às marcas que vendem este instrumento musical.
Roland, Korg, Elektron, Akai e Yamaha são as marcas mais populares. Mas a empresa que tem dominado este mercado desde 1985 é nada mais nada menos que o fabricante japonês Akai.
A Akai deu os seus primeiros passos no mundo da música electrónica em 1984. A sua série de samplers revolucionou dramaticamente a música moderna. Esta é provavelmente a razão pela qual os seus produtos são tão populares e porque é uma das marcas líderes no mercado de amostradores.
O fabricante japonês Roland é também uma referência em termos de instrumentos musicais. Muitos músicos e produtores confiam neles. Isto deve-se à elevada qualidade dos seus produtos, que estão equipados com as melhores características de que um DJ necessita.
Akai Profissional
Korg
Roland
Elektron