OPINIÃO ZOOM LIVETRAK L-12 : O QUE DEVE SABER ANTES DE COMPRAR

Para gravar um ensaio ou uma actuação ao vivo, não há nada melhor do que um computador acoplado a uma placa de som externa. Com a grande diversidade de modelos disponíveis no mercado, a escolha é sempre mais difícil. É por isso que estamos a partilhar as nossas ideias sobre um excelente cartão: o Zoom LiveTrak L-12!

O que pensamos do Zoom LiveTrak L-12

A nossa classificação para a placa de som Zoom LiveTrak L-12
4.4

A nossa opinião sobre a carta de som Zoom LiveTrak L-12

O Zoom LiveTrak L-12 é um dos nossos favoritos, perfeitamente equipado mas fácil de manusear Com as suas sólidas capacidades, versatilidade e ergonomia, convencerá tanto os principiantes como os profissionais!

Benefícios
  • Sistema tudo-em-um
  • 14 faixas podem ser gravadas simultaneamente
  • Conectividade impressionante
  • Muito bons pré-amplificadores
  • Rico em funcionalidades
Desvantagens
  • Um pouco frágil
  • Preço elevado

Grande plano do Zoom LiveTrak L-12

A nossa opinião de especialista sobre o Zoom LiveTrak L-12

Uma consola perfeita para bandas

Para permitir aos músicos executar o maior número de tarefas possível, o Zoom decidiu logicamente equipar solidamente a sua pequena máquina. A começar com 12 canais discretos (8 mono e 2 estéreo) com valetes de 6,3mm e XLRs.

Se o LiveTrak L-12 permite a reprodução simultânea de 12 faixas e a gravação simultânea de 14 faixas. Isto é particularmente importante para as bandas. Com 14 faixas, até uma pequena orquestra pode ser ligada e gravada!

A conectividade é igualmente notável. Temos direito a 14 entradas e saídas, incluindo 5 saídas de auscultadores com mistura de monitor (ajustáveis separadamente). Além disso, existem ligações RCA (cinch) e ligações de instrumentos Hi-Z para dois canais.

E o Zoom não pára por aí! O seu LiveTrak L-12 também apresenta uma potência fantasma de 48V para um total de oito canais. Finalmente, uma porta USB está incluída e os utilizadores podem até usar uma memória USB e um cartão SD.

Uma série de características úteis

Antes de pegarmos no Zoom LiveTrak L-12, já sabíamos da sua reputação e da do Zoom, o seu famoso fabricante. O dispositivo correspondeu, de facto, às nossas expectativas. Mas o que nos agradou particularmente foi a atenção do fabricante aos detalhes.

Logo desde o início, é evidente que Zoom não deixa nada ao acaso. O fabricante teve o cuidado de integrar uma série de características importantes que facilitam a utilização ou melhoram a experiência, tais como uma almofada atenuadora ou um filtro passa-alto que optimiza a utilização.

Para guardar misturas, o Zoom LiveTrak L-12 tem uma função de memória incorporada. Podem ser guardadas até nove misturas diferentes.

Mas não se fica por aí, pois há muitas mais opções à escolha. Estes incluem um microfone talkback incorporado e um metrónomo, para citar apenas alguns.

Uma coisa é certa: mesmo com os seus elementos essenciais, o Zoom LiveTrak L-12 é um sistema topo de gama. Mas estes pequenos extras são a cereja no bolo!

Ergonomia mais do que bem sucedida

Durante o nosso teste das ligações e efeitos, não notámos quaisquer inconvenientes importantes. Por outro lado, uma das coisas que podemos criticar sobre este sistema é a sua fragilidade. A intenção do Zoom era combinar um máximo de funcionalidade com um dispositivo facilmente transportável.

O jogo valeu a pena. A consola é muito leve (2,53 kg para ser exacto) e, portanto, ideal para concertos e digressões. É também bastante pequena (445 x 282 x 70,5 mm). No entanto, uma das consequências negativas desta decisão é precisamente a sua falta de robustez. Na realidade, só é preciso ser um pouco mais cuidadoso do que o habitual.

O design e a ergonomia são dois outros trunfos da máquina da marca japonesa. Ligeiramente retro, o LiveTrak L-12 tem um desenho muito encantador. Quanto às escolhas ergonómicas, elas são simplesmente extraordinárias. Tudo isto é tão intuitivo que mesmo os novatos encontrarão o seu caminho sem qualquer problema.

Um sistema topo de gama para todas as suas necessidades

Em termos de desempenho, também não há muito do que reclamar. Os pré-amplificadores são excelentes, os efeitos satisfatórios. Os pré-amplificadores são excelentes, os efeitos satisfatórios, por isso é fácil captar um som claro e matizado, qualquer que seja o instrumento em questão.

Finalmente, deve ser lembrado que o Zoom LiveTrak L-12 difere dos sistemas semelhantes na medida em que é tudo-em-um. Não é apenas uma placa de som externa, mas um misturador, uma interface áudio e um gravador.

É esta versatilidade que faz do LiveTrak L-12 um verdadeiro nugget. Mas tudo tem um preço, e a mesa digital do Zoom é relativamente cara. O preço pode afastar alguns utilizadores, mas é um bom investimento. E se o encomendar à Thomann, receberá uma entrega impecável e uma garantia de três anos.

Especificações do Zoom LiveTrak L-12

Características
Detalhes
Número de pistas 12
Número de faixas que podem ser gravadas simultaneamente 14
Entradas XLR 8
Entradas de Jack 4
Porta USB Sim
Taxa de amostragem 44,1 / 48 / 96 kHz
Energia fantasma Sim
Memória Cartão SD, USB
Dimensões 44,5 x 28,2 x 7,05 cm
Peso 2,53 kg (4,5 lbs)

Com o Zoom LiveTrak L-12, a marca japonesa ataca com força!

Com esta consola, a marca japonesa está mais uma vez a colocar a sua perícia em bom uso. O Zoom é muito experiente neste tipo de equipamento e é isto que se nota imediatamente.

Tal como dissemos, é difícil de culpar este sistema e quando se tem em conta a sua configuração, desempenho e design intuitivo, é provavelmente um dos melhores sistemas do seu género que já testamos.

A nossa classificação para a placa de som Zoom LiveTrak L-12
4.4

A nossa opinião sobre a carta de som Zoom LiveTrak L-12

O Zoom LiveTrak L-12 é um dos nossos favoritos, perfeitamente equipado mas fácil de manusear Com as suas sólidas capacidades, versatilidade e ergonomia, convencerá tanto os principiantes como os profissionais!