Um instrumento de percussão ou de percussão é uma peça de equipamento musical cujo som é produzido através da batida ou raspagem de um material ressonante, tal como baquetas.
Os instrumentos de percussão são a maior família de instrumentos musicais. Incluem os idiófones, instrumentos com grampos fixos e não fixos, címbalos, etc. A sua principal vantagem é que são ritmados. A sua principal vantagem é que favorecem o ritmo. Como habitualmente, instrumentosmusicais.org convida-o hoje a descobrir três dos melhores modelos desta família de instrumentos e alguns conselhos para o orientar na sua compra.
Os nossos 3 melhores tambores de topo
Conteúdos
- 1 Os nossos 3 melhores tambores de topo
- 2 Vamos romper com o Schlagwerk CP404BLK Cajon Black Edition
- 3 Vamos romper com o Millennium Cajon Box-1
- 4 Vamos fazer um avanço com o Millenium MC89NT Conga Set
- 5
- 6 Critérios de compra para a escolha de um instrumento de percussão
- 7 As melhores marcas de percussão
Vamos romper com o Schlagwerk CP404BLK Cajon Black Edition
O Schlagwerk CP404BLK Black Edition é um dos tambores Schlagwerk mais conhecidos. Fabricado inteiramente na Alemanha, faz parte da bem sucedida série 2inOne Snare Cajon e é uma excelente alternativa ao CP404.
O seu corpo é feito de 8 camadas da mais fina madeira de bétula e permanece muito estável com a superfície de jogo. O tapete pode ser facilmente removido para criar um instrumento tradicional cubano. De facto, graças à função de travessa, as armadilhas podem ser removidas para fazer um instrumento mais tradicional.
O som resultante é estaladiço e o instrumento mantém a sua aparência refrescante.
Um instrumento versátil, este cajon está equipado com características tais como a tecnologia 2ineOne. Esta tecnologia funciona da seguinte forma: espirais dentro da prensa de cajon precisamente na superfície de jogo do carvalho. Assim que a superfície é atingida, as espirais vibram de uma forma controlada e criam o som de laço dos cajóns modernos. Estas espirais podem ser destacadas, oferecendo um som cubano mais tradicional.
Montado à mão por artesãos especializados, o Schlagwerk CP404BLK Cajon Black Edition é um instrumento de percussão durável e estável que produz um resultado fantástico ao mesmo tempo que cobre uma vasta gama de estilos musicais.
Vamos romper com o Millennium Cajon Box-1
Millennium Cajon Box-1 é o modelo a que se deve recorrer se quiser aprender as noções básicas de percussão.
O corpo robusto é feito de material natural e a superfície de ataque, coberta com um verniz natural, é aparafusada para um melhor resultado.
Este cajon tem um som mais aguçado do que alguns dos seus pares. É por isso que é usado em estilos musicais como o flamenco, mas também em géneros mais modernos como o pop.
Bem construído, este equipamento musical é um investimento que vale a pena. Especialmente porque proporciona um som muito tradicional, um som que pode ser adaptado às suas preferências.
Com as suas várias dimensões, é um instrumento adequado tanto para a actuação ao vivo como para a gravação em estúdio. E é também muito adequado como instrumento de acompanhamento para pequenas ocasiões.
Vamos fazer um avanço com o Millenium MC89NT Conga Set
Design robusto, bom som, acabamento exterior perfeito, estas são as principais vantagens desta percussão.
Este par de congas, constituído por um modelo de 10 e 11 polegadas, é uma grande escolha para quem quer começar a tocar percussão.
Os tambores são feitos de madeira de eucalipto para garantir uma boa qualidade sonora. E as cabeças podem ser mudadas para um som melhor. Isto não requer qualquer esforço.
Leve e fácil de manusear, as congas deste conjunto são bem adaptadas às necessidades dos jovens percussionistas e principiantes.
A única coisa que pode ser criticada é talvez a ligeira diferença entre as duas congas. O primeiro tem 10 polegadas de comprimento e o segundo 11 polegadas de comprimento.
Acompanhado por dois stands simples, o Millenium MC89NT Conga Set apresenta-se como um instrumento de percussão completo que lhe dá a oportunidade de tocar em palco. Qualquer percussionista que procure um instrumento de qualidade a um preço baixo pode contar com ele.
Critérios de compra para a escolha de um instrumento de percussão
Os instrumentos de percussão enquadram-se em duas categorias principais: idiofones e membranofones.
Os idiofones são instrumentos em que o próprio material, que pode ser madeira ou metal, emite som ao impacto. Os membranofones são definidos como instrumentos cuja pele produz o som da mesma forma que um djembe ou um tambor de moldura.
No mercado, temos uma gama impressionante de instrumentos de percussão. Mas os mais famosos são os tamborins, cajóns e djembes.
Introduzido no início do século XIX, o cajon tornou-se rapidamente num dos instrumentos de percussão mais populares em vários palcos musicais. Para concertos acústicos, apresentações ao ar livre ou para tocar música latina, é o instrumento em que se pode confiar. É prático, fácil de transportar e ocupa pouco espaço.
Vejamos os diferentes critérios a considerar antes de comprar um instrumento de percussão.
As melhores marcas de percussão
Para estes instrumentos, há várias marcas à escolha, mas os líderes indiscutíveis neste mercado são Meinl e Schlagwerk. No entanto, isto não significa que outras marcas como o Millenium devam ser negligenciadas.
A Schlagwerk apresenta os seus clientes com tambores de alta qualidade, feitos à mão nas próprias oficinas da empresa por mestres artesãos especializados na sua área.
Pela sua gama de instrumentos de percussão, a marca inspira-se em vários países e culturas. Isto explica o design único dos seus modelos.
A marca Meinl foi fundada em 1951 na Alemanha. O seu fundador, Roland Meinl, teve inicialmente a ideia de desenvolver instrumentos de sopro. No entanto, imediatamente após a sua fundação, a empresa voltou-se para a produção de címbalos e especializou-se neles.
A empresa também trouxe à tona outros tipos de instrumentos de percussão tais como cajóns, pandeiros, bongos e congas.
Quer ter um tipo de impacto diferente? Saiba mais com as comparações abaixo: