Para aqueles que querem um instrumento musical que possa fazer quase tudo, a estação de trabalho é o dispositivo perfeito. Este teclado universal está repleto de características que o tornam ainda mais versátil. Quer seja músico de palco, arranjador, principiante ou compositor profissional, este é o instrumento que se adapta a todos os perfis e pode satisfazer qualquer tipo de procura.
A nossa selecção dos melhores modelos
Korg Kronos 88
O Korg Kronos 88 é um dos sintetizadores mais versáteis do mercado. Vem com nove motores de síntese diferentes e uma gama completa de ferramentas de produção e palco.
Todas as funções que engloba foram redesenhadas e aperfeiçoadas para se adequarem a todos os gostos. Por exemplo, a função Karma (Kay Algorithmic Music Architecture) oferece um gerador de dados MIDI interactivo e muito flexível. Esta função vai além de um simples arpeggiador. Porquê? Porque combina vários algoritmos diferentes e pode ser transformado num poderoso gerador de música, que o poderá acompanhar passo a passo, em cada etapa.
Os efeitos deste modelo processam todos os sinais de áudio externos ou internos para um resultado ainda mais notável.
Outras características incluem um joystick duplo, um teclado de 88 teclas de alta qualidade, um controlador de fita, um sequenciador interno com 16 midi e 16 pistas de áudio e uma superfície de controlo atribuível. E, claro, há o ecrã táctil a cores com função “tap-and-drag”.
O teclado de 88 teclas é um pouco semelhante ao sistema KORG RH3 na medida em que tem uma sensação mais semelhante à de um sintetizador. E por ser semi-pesado, é adequado para tocar piano e piano eléctrico em qualquer estilo.
Este teclado moderno também tem influência no peso do dispositivo, uma vez que o torna significativamente mais leve do que alguns modelos. Isto simplifica tanto o transporte como a instalação do produto.
Com um peso inferior a 18 kg, nada o impede de utilizar esta estação de trabalho para os seus vários eventos. Como pode imaginar, não é apenas adequado para o estúdio. É também perfeitamente adequado para concertos.
Yamaha MODX7
É impossível falar deinstrumentos musicais sem mencionar a marca Yamaha. O segundo modelo da nossa selecção provém deste gigante japonês.
A estação de trabalho Yamaha MODX7 está repleta do banco de som completo da MOTIF XF, mas num formato mais leve, mais compacto e, portanto, mais fácil de transportar. O seu mecanismo de teclado de 76 teclas combinado com a tecnologia Motion Control System torna-o um instrumento perfeito para tocar piano.
E a sua memória Flash opcional dá-lhe acesso a múltiplos bancos existentes em formato MOTIF. Esta é uma das grandes vantagens deste modelo. Permite a instalação de duas memórias Flash adicionais, expandindo assim a biblioteca de sons. Isto é raro para instrumentos musicais.
A interface do dispositivo, para além de estar equipado com um ecrã LCD retroiluminado localizado centralmente, também apresenta :
- Dois faders para volume principal e nível DAW
- Uma secção com botões e botões atribuíveis para a gestão dos diferentes parâmetros de tom,
- Um botão para controlo de volume
- Simuladores de EQ, amplificadores e efeitos.
As funções Transpose e Octave são controláveis com botões específicos. Isto é conveniente para aqueles que gostariam de utilizar o teclado durante espectáculos ao vivo, por exemplo.
O seu motor VCM (Virtual Circuit Modeling) permite aos utilizadores captar até 8 canais e inserir uma cadeia de efeitos específicos em cada um deles.
Assim, tem nas suas mãos um instrumento muito bem equipado para compor uma canção do princípio ao fim e para afinar os seus vocais numa atmosfera calorosa.
Roland FA-06
Independentemente do tipo de som que procura, provavelmente irá encontrá-lo nesta pequena jóia tecnológica que é a Roland FA-06. Este agravamento de última geração tem mais de 2000 sons (remendos) a bordo, extraídos do expansor Roland Integra 7, pelo que possui um verdadeiro arsenal de sons.
Para além da sua impressionante colecção de sons, apresenta uma gama igualmente impressionante de efeitos e processadores. E isto sem mencionar a sua espantosa interface de utilizador, teclado semipeso de 61 teclas que melhora a experiência de jogo, e o seu amostrador.
E para dar mais um passo em frente, o instrumento também apresenta 16 almofadas retroiluminadas, um motor de sintetizador SuperNATURAL, um EQ global e uma secção TFX.
As gravações podem ser exportadas como dados multi-pista para processamento posterior num PC usando o seu software DAW.
Flexível, leve e autónomo, o Roland FA-06 é um instrumento que tem tudo o que é preciso para impressionar. Pode segui-lo para onde quer que vá. E a facilidade com que se dobra para o resto da configuração é simplesmente espantosa. Com o premir de um botão e uma simples ligação USB, é a peça central do seu estúdio. Pode utilizá-lo como interface áudio, teclado MIDI, superfície de controlo, controlador de almofada e muito mais.
Desde os diferentes conjuntos de controlos até ao ecrã LCD a cores, a Roland FA-06 foi verdadeiramente concebida para satisfazer as suas necessidades. Cada elemento da unidade foi meticulosamente concebido para ser a estação de trabalho com que todos os músicos e produtores sonham.
Estimular a sua criatividade, inspirando-o até ao limite e dando-lhe a liberdade de desenvolver as suas ideias musicais de novas formas– estas são as promessas deste agravamento.
Critérios de compra para a escolha de uma estação de trabalho
Uma estação de trabalho de teclado pode ser definida como um estúdio em miniatura para composição, produção e gravação. Para os profissionais, este equipamento musical é uma verdadeira jóia, uma vez que lhes fornece as ferramentas necessárias para a edição, armazenamento e finalização de canções.
Literalmente chamada ‘estação de trabalho’, a estação de trabalho combina muitas funções, do sintetizador ao sequenciador e do arpeggiador à interface digital. Exceptuando a manipulação, que parece um pouco complexa, é o equipamento de eleição para aqueles que preferem a autonomia musical.
Pode ser utilizado como um teclado portátil para o palco ou como um teclado de controlo para um estúdio doméstico.
Dependendo do modelo, este tipo de dispositivo pode incluir um disco rígido interno, almofadas, funções de gravação multi-faixa, efeitos (distorção, refrão, etc.), um sequenciador, um grande banco de sons, etc.
Antes de finalizar a sua compra, certifique-se de que os seguintes itens estão presentes no seu instrumento.
A taxa de amostragem caracteriza a qualidade sonora da máquina, tal como a profundidade do bit. É por esta razão que muitos compositores profissionais os consideram elementos indispensáveis numa estação de trabalho.
Se é um principiante, estes dois critérios são também muito importantes. Porque pensamos que provavelmente precisará de um dispositivo com uma excelente taxa de amostragem e profundidade de bits para melhorar as suas capacidades.
De um ponto de vista funcional, estes são os botões e outras interfaces físicas que permitem ao utilizador mudar as vozes,samplear e até modificar os sons em tempo real.
Se a estação de trabalho estiver cheia de controladores completos, o utilizador pode ter dificuldade em configurar.
A memória Ram é a quantidade de memória que tem a bordo para gravação ou amostragem. Isto é essencial se planeia utilizar a sua estação de trabalho para fins de composição.
Mas se a sua prioridade é a gravação, então concentre-se na ROM, a memória só de leitura que ajuda a mudar as várias placas de som.
As melhores marcas de estações de trabalho
Se quiser investir neste tipo de produto, estas marcas são empresas fiáveis em que pode confiar. A sua perícia na concepção de instrumentos musicais já não é um segredo!