Os 5 Melhores Contrabaixos 2024 : Guia de compra e comparação

O contrabaixo é certamente menos famoso que outros instrumentos de cordas, tais como o violino, mas não está sem os seus pontos fortes. O som profundo e poderoso que emite torna-o um dos elementos indispensáveis de qualquer conjunto clássico. No entanto, comprar um contrabaixo não é uma tarefa fácil e constitui um verdadeiro investimento. Para o orientar na sua escolha, a nossa equipa de peritos elaborou uma comparação detalhada dos melhores contrabaixos do mercado. Há algo para cada músico e cada orçamento. Siga-nos!

Os 3 melhores contrabaixos de 2024

Thomann 11 3/4 Europe Double Bass Thomann 33 3/4 Europe Double Bass Thomann 111BR 3/4 Double Bass
contrabaixo Thomann 11 3/4 Europe Double Bass contrabaixo Thomann 33 3/4 Europe Double Bass contrabaixo Thomann 111BR 3/4 Double Bass
Etiqueta A melhor relação custo-benefício O melhor O mais barato
Pontuação 4,2 / 5 5 / 5 4 / 5
Tamanho 3/4 3/4 3/4
Tabela Laminado Ébano maciço Laminado
Costas Laminado curvo Ácer maciço Ácer laminado curvo
Chaves Ébano Ébano Ébano
Mecânica Estilo tirolês Estilo tirolês Mecânica simples
Tamanho do diapasão 1050 mm 1050 mm 1050 mm
Cordas Artino Artino Artino
Garantia 3 anos 3 anos 3 anos
Opinião Um verdadeiro instrumento profissional, este contrabaixo Thomann é um compromisso entre a excelência e o preço razoável. Este contrabaixo maciço de fabrico europeu é simplesmente um dos melhores instrumentos de consumo do mercado. O primeiro a vender baixo na sua categoria, este baixo é a escolha preferida para músicos principiantes.
Preço

Tudo sobre os melhores contrabaixos

Thomann 33 3/4 Europe Double Bass

contrabaixo Thomann 33 3/4

Nós gostamos
  • A excelência do som.
  • Construção em madeira maciça.
Nós gostamos pas
  • O cenário é um pouco difícil.
  • Cordas de qualidade média.

Os contrabaixos Thomann estabeleceram a sua elegância e simplicidade ao longo dos anos. E este instrumento, feito inteiramente de madeira maciça, não é excepção à regra!

Reservado aos músicos mais experientes, o contrabaixo 33 3/4 não deixa nada ao acaso em termos de pura beleza. Um belo instrumento, mas com um som profissional adequado para os concertos e gravações mais exigentes.

O preço ainda é bastante razoável neste segmento de mercado. Então, de que está à espera para praticar as suas competências neste contrabaixo excepcional?

Thomann 11 3/4 Europe Double Bass

contrabaixo Thomann 11 3/4

Nós gostamos
  • A sua qualidade superior de fabrico.
  • Os seus cuidadosos acabamentos.
  • Muito agradável ao toque.
Nós gostamos pas
  • A sua ressonância limitada.
  • Os seus cordões rígidos.

O contrabaixo Thomann 11 3/4 não é feito de madeira maciça, mas é, no entanto, um objecto esplêndido.

Com acabamentos inigualáveis por outros instrumentos da competição, produz um som quente e suave que lhe permitirá passar do rockabilly ao jazz, do clássico ao blues, sem qualquer dificuldade.

Por último, mas não menos importante, o preço é simplesmente imbatível. Este contrabaixo de Thomann é o instrumento ideal para aperfeiçoar a sua execução e para prever uma carreira como músico profissional.

Thomann 111BR 3/4 Contrabaixo

contrabaixo Thomann 111 BR 3/4

Nós gostamos
  • Som profissional.
  • A facilidade de manuseamento.
  • O seu preço é muito baixo.
Nós gostamos pas
  • O seu acabamento médio.
  • É difícil de ajustar.

A perícia de Thomann não se limita à fabricação de instrumentos excepcionais. A empresa alemã está interessada em disponibilizar o contrabaixo a todos os amantes de música e oferece este modelo 111BR 3/4 a um preço excepcional.

No entanto, nada foi deixado ao acaso na concepção deste instrumento. Desde as primeiras notas, a qualidade sonora deste contrabaixo estudantil pode surpreender até os músicos mais experientes.

Embora o 111BR 3/4 se destine principalmente a principiantes, é no entanto um excelente contrabaixo com uma relação preço/desempenho imbatível.

Thomann 33 4/4 Europe Double Bass

contrabaixo Thomann 33 4/4

Nós gostamos
  • É feito de madeira maciça.
  • Som profissional.
  • O seu acabamento de alta qualidade.
Nós gostamos pas
  • É difícil de ajustar.

Este contrabaixo soberbo, feito de uma mistura de ácer sólido e abeto, é um instrumento para o músico experiente. É ideal para actuações e gravações ao vivo, e presta-se facilmente a todos os estilos de actuação.

Thomann superou-se mais uma vez para nos oferecer um instrumento de qualidade profissional a um preço muito razoável. A única coisa a notar é que a ponte pode ser bastante difícil de ajustar e que uma visita ao luthier será certamente necessária.

Em qualquer caso, se sonhar com um contrabaixo maciço, este modelo 33 4/4 é certamente uma excelente escolha.

Thomann 111TS 3/4 Contrabaixo

contrabaixo Thomann 111TS 3/4

Nós gostamos
  • O seu estilo arrojado.
  • Acessórios completos.
  • O seu baixo preço.
Nós gostamos pas
  • É feito de contraplacado.
  • A falta de cintas na sua cobertura.

Com o seu estilo inimitável, o contrabaixo 111TR 3/4encarna tudo o que se esperaria de um contrabaixo estudantil: som claro, acessórios abrangentes e ajustes fáceis.

Embora a utilização de contraplacado possa parecer proibitiva, o som produzido pelo instrumento é capaz de convencer até os mais cépticos. Fácil de manusear, este contrabaixo com carácter vem com tudo o que é necessário para começar (tampa e arco).

Este modelo não é recomendado para músicos experientes, mas é , sem dúvida, o mais importante para qualquer baixista principiante.

Como escolher o seu contrabaixo?

A compra de um contrabaixo é frequentemente um investimento importante. Em primeiro lugar, é importante determinar para que é que pretende utilizá-lo. Um músico novato e um contrabaixista experiente terão necessidades diferentes e não decidirão com base nos mesmos critérios.

Contudo, qualquer que seja a sua prática, aqui estão os principais critérios que deve ter em conta ao comprar um contrabaixo:

O tamanho

Como muitos instrumentos de cordas, o contrabaixo deve ser escolhido de acordo com o tamanho do seu dono. De 1/8 a 4/4, descubra qual é o modelo certo para si.

O vendedor

Há muitas maneiras de obter o contrabaixo dos seus sonhos. Luthiers, lojas online, revendedores privados… Qualquer que seja a sua escolha, certifique-se de que o vendedor é de confiança antes de efectuar a sua compra.

Os materiais

Os contrabaixos mais baratos são frequentemente feitos de contraplacado. Depois há baixos duplos feitos de uma combinação de diferentes madeiras, baixos semi-massivos e modelos feitos inteiramente de madeira maciça. O preço de um contrabaixo depende dos materiais utilizados, mas também da sua qualidade!

O orçamento

É bastante possível encontrar excelentes contrabaixos estudantis por menos de 800 euros. Para uma prática mais avançada, os preços podem subir até aos 1200 euros. Se desejar investir num instrumento excepcional, encontrará alguns modelos a mais de 3000 euros.

Acessórios

Um contrabaixo é um objecto pesado para mover e difícil de manusear. Por conseguinte, é impossível prescindir de uma boa cobertura de cinta e de um arco de qualidade. Não se esqueça de os comprar separadamente se o contrabaixo dos seus sonhos não for vendido com todos os seus acessórios!

Onosso último conselho: se hesitar entre um contrabaixo em segunda mão e um modelo em primeira mão, vá para o novo! Um contrabaixo é um objecto maciço mas frágil. Se não estiver completamente seguro, é melhor optar por um novo instrumento, que não terá quaisquer defeitos escondidos.

Os diferentes tipos de contrabaixo

Contrabaixo acústico

Contrabaixo acústicoO contrabaixo acústico é a versão “clássica” deste instrumento de cordas com arco. Afinado em quartos (E, A, D, G), ao contrário da maioria dos outros membros da sua família que estão afinados em quintos, produz um som profundo e bajulador.

Adequado para os estilos jazz, rockabilly e clássico, o contrabaixo acústico é um dos pilares de qualquer bom conjunto musical.

Existem vários modelos de contrabaixo acústico, o mais original dos quais é certamente o polvobaixo, um instrumento que pode atingir até 4 metros de altura!

Contrabaixo eléctrico

Contrabaixo eléctricoTal como o violino, o contrabaixo também tem uma versão eléctrica, cujo desenho contrasta fortemente com a versão acústica.

Despojado do corpo imponente do contrabaixo clássico, necessário para a ressonância das vibrações das cordas, o contrabaixo eléctrico oferece linhas limpas e um som diferente do das guitarras baixo. É o modelo de escolha dos músicos de jazz-fusão, que estão a limpar o pó do género ao trazer a loucura moderna deste instrumento.

As melhores marcas de contrabaixo

Thomann

Thomann contrabaixoEste fabricante de violinos familiar foi fundado em 1954 e rapidamente se tornou um dos pesos pesados no mercado da música.

A Thomann oferece uma vasta gama de instrumentos para venda e gere o processo de fabrico, produzindo contrabaixos de qualidade a preços muitas vezes imbatíveis.

Mas a marca não vende apenas instrumentos através da sua loja online. Os seus muitos conselheiros especializados asseguram que as necessidades dos seus clientes são satisfeitas e que os seus contrabaixos são perfeitamente preparados e ajustados. Uma escolha segura e fiável.

Stentor

Stentor contrabaixoA marca Stentor tem uma excelente reputação no mercado de instrumentos de cordas e oferece contrabaixos artesanais. São particularmente recomendados para principiantes.

Enquanto muitos modelos Stentor podem ser encontrados em escolas de música e conservatórios, a empresa também produz instrumentos adequados para tocadores profissionais de contrabaixo. Muito simplesmente um dos líderes do mercado.

Gewa

Contrabaixo Gewa MusicOs contrabaixos Gewa podem não ser adequados para todos os orçamentos, mas são, sem dúvida, instrumentos excepcionais.

A marca alemã, fundada em 1925, oferece alguns modelos para principiantes, mas concentra a sua actividade em instrumentos profissionais. A Gewa oferece uma vasta gama de modelos acústicos, mas também um contrabaixo eléctrico, cujos preços podem atingir várias dezenas de milhares de euros.

Gewa é certamente a marca de referência para os contrabaixistas experientes.

Duque

Duke contrabaixoOutra marca alemã fundada em 1954, mas que tomou um rumo radicalmente diferente do de Thomann!

Os contrabaixos Duke têm tudo para atrair o entusiasta moderno: linhas limpas, materiais compósitos e um design resolutamente moderno. Embora os preços não estejam entre os mais acessíveis do mercado, os modelos Duke são perfeitos para aqueles que se querem destacar e mostrar a sua originalidade.

Stagg

Contrabaixo StaggAntes de terminarmos a nossa visão geral das melhores marcas de contrabaixo, é impossível não mencionar Stagg!

Esta marca belga, criada em 1995, destina-se aos entusiastas do contrabaixo eléctrico. Com mais de uma dúzia de modelos disponíveis para venda, conquistou a grande maioria dos músicos que utilizam este instrumento muito especial.

Uma excelente escolha se quiser fazer uma pausa do seu contrabaixo acústico.

FAQ: Respondemos às suas perguntas

Contrabaixo ou violoncelo?
Teve sempre dificuldade em distinguir entre estes dois instrumentos? Isso é bastante normal! Ambos são membros da família dos instrumentos de cordas e estão intimamente relacionados com o violino. Mas enquanto o violoncelo é mais pequeno e toca sentado, o contrabaixo é o mais baixo e o maior da família dos quartetos de cordas. Graças à nossa secção dedicada, nunca mais voltará a cometer o erro!
3/4 ou 4/4 contrabaixo?
Está a hesitar entre comprar um contrabaixo 3/4 e um contrabaixo 4/4? A escolha pode de facto parecer difícil. Ao comprar um contrabaixo para adultos, o tamanho das mãos é o factor mais importante. Não hesite em experimentar os dois modelos e escolher aquele com o qual se sente mais confortável!
Contrabaixo sólido ou contraplacado?
Como com todos os instrumentos de cordas, a escolha de materiais determina grandemente a qualidade do contrabaixo. Mas também deve ter em conta o seu orçamento e o seu estilo de jogo! Deixe-nos guiá-lo através da nossa secção, e explicaremos porque é que um contrabaixo contraplacado é ideal para principiantes ou para tocar irregularmente, enquanto um contrabaixo sólido é ideal para uso profissional.
Como aprender a tocar o contrabaixo?
Com o seu tamanho e volume, o contrabaixo é um instrumento assustador! Mas não entrem em pânico! Explicar-lhe-emos em termos simples como começar com um contrabaixo. Desde a escolha do seu instrumento até à técnica pizzicato, sem esquecer os ajustes básicos a fazer, dir-lhe-emos tudo sobre as regras básicas que cada bom contrabaixista deve seguir.
Onde comprar um contrabaixo?
Numa loja de música, numa loja de luthier’s ou na internet… a escolha é abundante! No entanto, nem todos os vendedores são iguais e nem todos os contrabaixistas têm as mesmas necessidades. Descubra como escolher o local certo para comprar o seu contrabaixo e fazer o seu investimento com paz de espírito.

A palavra final

Isto conclui a nossa comparação dos melhores contrabaixos de 2019! Esperamos que considere útil o conselho da nossa equipa de peritos e que tenha agora tudo o que precisa para comprar o seu instrumento com a consciência tranquila.

Contrabaixo eléctrico ou acústico? 3/4 ou 4/4? Stentor ou Thomann? Tem todas as chaves em mãos para começar a tocar o contrabaixo, ou para confirmar o seu talento. Contudo, em caso de dúvida, por favor consulte as nossas FAQ.

Pegue neste instrumento soberbo, o contrabaixo, e faça vibrar as suas cordas, a sua alma e o seu público.