O címbalo é um instrumento de percussão que é utilizado em muitos estilos e géneros musicais diferentes. É um instrumento musical que consiste em dois discos de cobre. Na música popular, os pratos são muitas vezes combinados com os tambores para formar o kit de bateria acústica, que é o principal elemento rítmico na música rock e jazz. Todo o percussionista, seja um principiante ou um profissional, conhece a importância deste instrumento. De facto, permiteobter um som melhor, qualquer que seja o estilo musical escolhido. Neste artigo, vamos falar-vos mais sobre este instrumento de percussão em particular.
Os nossos 3 melhores címbalos de topo
Conjunto Cymbal série Millenium Still
Este conjunto, da série Still, tem todas as qualidades para satisfazer os bateristas que desejam encontrar uma autêntica sensação de tocar ou realizar ensaios silenciosos. Os címbalos 80% mais silenciosos são especialmente adequados para concertos acústicos ou situações em que é necessário tocar calmamente.
Feito na China, este conjunto consiste em dois pratos Crash de 16 e 18 polegadas, um Charleston de 14 polegadas e um Ride Ride cymbal de 20 polegadas. Nota-se que as piscinas estão cobertas com uma película plástica. Todo o conjunto é guardado numa caixa de cartão branco impresso com o nome da marca escrito.
O material utilizado para criar estes címbalos é aprata de níquel, um material mais frequentemente encontrado em conjuntos para principiantes.
A um preço imbatível, estes címbalos fornecem um som quente com clareza e precisão suficientes. Além disso, têm uma definição de sucesso muito boa e sustentação média.
Todos estes pontos positivos indicam que este conjunto é adequado para principiantes mas também para bateristas experientes.
Pacote Promocional Zildjian K-Series Profi
O Zildjian K-Series Profi Promo Pack é uma combinação de pratos como gostamos: muito boa qualidade, harmonicamente equilibrado e facilmente combinado com outros pratos da série K sem criar quaisquer notas falsas.
Este conjunto irá certamente agradar aos bateristas mais exigentes. Inclui um címbalo de 14″ Charleston, um Crash Thin Dark de 16″ e um Crash Thin Dark de 18″. E finalmente, um címbalo de 20″ Ride completa o pacote. Isto adiciona mais profundidade aos sons que já são adequados para uma vasta gama de estilos.
Os címbalos deste conjunto garantem um som verdadeiramente excepcional, especialmente as quedas com o seu som luxuoso. É um verdadeiro prazer brincar com eles. Estética, fineza e precisão, tudo está lá para lhe oferecer um resultado impecável. Aqueles que gostam de versatilidade ou high-end serão muito bem servidos com este modelo.
No entanto, existem algumas pequenas falhas, particularmente no lado do acidente. O seu revestimento no contorno tende a desaparecer com o passar do tempo. E cada golpe da varinha deixa um traço (Ride e Charley) mas este pode ser rapidamente removido usando um pano húmido. E não afecta o som que fazem.
Conjunto Paiste 3 201 14 “HH/ 16 “C / 20 “R
Se está apenas a começar, é frequentemente difícil encontrar bons pratos de pratos. Especialmente porque as de maior qualidade custam mais.
Felizmente, marcas como Paiste tiveram a maravilhosa ideia de colocar conjuntos de pratos no mercado, tais como o Conjunto Paiste 3 201 14 “HH/ 16 “C / 20 “R, para principiantes que querem um artigo de qualidade mas sem gastar uma fortuna.
Este conjunto proporciona uma qualidade de som excepcional por um preço relativamente baixo.
Feito na Alemanha com métodos avançados de ripado, o Conjunto Paiste 3 201 14 “HH/ 16 “C / 20 “R consiste num címbalo de 14″ Charleston, um címbalo de 16″ Crash e um címbalo de 20″ Ride.
Para ensaios em casa, este é um modelo que o convidamos a experimentar sem qualquer hesitação. Com este conjunto, pode ter a certeza de que tocar ou ensaiar será uma brisa. Estes pratos fazem bem o seu trabalho, ajudando-o a melhorar a sua bateria.
Critérios de compra para a escolha de um címbalo
O címbalo é um instrumento musical da família idiomática dos instrumentos de percussão. É feito de formas diferentes e tem a forma de um disco de metal, geralmente com um buraco no centro. O que precisa de saber :
- Os címbalos mais frequentemente utilizados são o Charleston, Crash, Ride e China.
- O címbalo de Charleston é um conjunto de dois címbalos instalados um por cima do outro e accionados por um pedal. É muito importante indicar o ritmo continuamente.
- Splash e China são címbalos de efeito, muito interessantes para sotaques, mas não essenciais se for um baterista pela primeira vez. Para uma mudança de ritmo, pode recorrer aos címbalos Ride de vez em quando, por exemplo durante o refrão.
Se estiver a pensar qual é o melhor címbalo para começar e quais as características que deve ter em mente ao escolher este tipo de instrumento, dar-lhe-emos aqui os factos.
O diâmetro dos címbalos é medido em polegadas. Um conjunto composto por um Charleston de 14 polegadas, um Crash de 16 polegadas e um Ride de 20 polegadas é uma excelente escolha para principiantes.
Como acontece com alguns instrumentos musicais, quanto menor o diâmetro, menor o volume. Certificar-se de que ambos os pratos de Charleston têm o mesmo diâmetro. Certificar-se também de que se combinam bem um com o outro.
Os címbalos são fabricados a partir de uma liga de bronze. Mas outros metais tais como latão, estanho, prata e níquel também podem ser utilizados. Muitos fabricantes utilizam a sua própria liga para o disco moldado que forma a base de cada címbalo.
E, claro, o mecanismo de fabrico pode variar de um modelo para outro. Na maioria dos casos, quanto mais estanho a liga tem, mais rico e claro é o som do címbalo.
Os címbalos não se distinguem apenas pelo seu diâmetro ou composição. Distinguem-se também pela sua espessura. Quanto mais grosso for o metal, mais volumoso será o som.
A espessura de um címbalo afecta a sua potência, tom, tempo de resposta, volume e sustentação. Também afecta a fragilidade do instrumento.
Os pratos finos são muito mais sensíveis e soam muito melhor do que os pratos mais espessos. Os címbalos mais grossos destinam-se a um jogo mais poderoso, uma vez que requerem um golpe mais pesado. Portanto, são mais poderosos, mais potentes e dão mais volume do que os címbalos finos.
As melhores marcas de címbalos
Os fabricantes mais populares neste campo são Paiste, Zildjian, mas também temos a marca Millenium representada por Thomann.
A Zildjian é uma marca líder no fabrico de címbalos. Há milhares de anos que produz címbalos de todos os estilos e géneros musicais.
E a marca tem mantido a sua posição de liderança com pratos acústicos, electrónicos e de baixo volume L80, que são muito mais silenciosos do que os pratos tradicionais e perfeitos para o tamborilar tranquilo em casa.
Os pratos Paiste estão entre os modelos mais respeitados no mercado. Extremamente versáteis, são adequados para qualquer utilização, quer seja um baterista ou um percussionista.
Os pratos da marca estão disponíveis numa vasta gama de estilos e reproduzem os sons característicos dos pratos antigos com uma reviravolta moderna.
Zildjian
Paiste