O vibrafone é um instrumento que foi inventado por volta de 1920. Ao longo dos anos, tem sido incorporada em vários estilos musicais. Actualmente, é um dos principais instrumentos das bandas de jazz.
Mas o vibrafone também tem o seu lugar na música clássica como instrumento orquestral. Produz um som redondo, cantante e suave. Para todos os amantes de jazz ou para qualquer pessoa que deseje adquirir esta percussão sonora particular, realizámos a nossa pequena pesquisa para conhecer as melhores referências do momento. E aqui está o resultado!
Os nossos 3 melhores vibrafones de topo
Thomann Vibrafone THV 3.0
O Thomann Vibraphone THV 3.0 tem o poder de criar sons naturais e quentes. Em comparação com alguns dos modelos mais caros de nível de entrada, dá um resultado mais satisfatório. Isto deve-se em parte às lâminas de alumínio prateado que medem 60 x 40 x 13 mm.
Com uma altura ajustável de 840 a 930 mm, pode ser posicionado conforme desejado para uma experiência de jogo única ao actuar. O vibrafone vem com uma mala de transporte e pode ser levado para onde quer que vá. Por exemplo, pode acompanhá-lo em sessões de ensaio ou numa viagem especial.
Modelado com 3 oitavas, este instrumento presta-se a diferentes estilos musicais, quer seja numa banda de metais, numa orquestra completa ou numa banda de sopros. O aparelho está equipado com um motor de 220V/50Hz com velocidade variável, dando-lhe a oportunidade de fazer boa música em qualquer altura.
Os rodízios de bloqueio, instalados para o jogador, são acessíveis em pouco tempo e podem ser ajustados para conforto. Também mantêm o instrumento firmemente no lugar durante todo o desempenho.
Como alguns vibrafones, este modelo, produzido na Europa, tem uma estrutura de madeira, lâminas feitas de um material seguro e um chassis robusto e ajustável em altura.
Musser M55G A=442
O Musser M55G A=442 vibrafone é da série Pro-Vibe Gold. Disponível em cetim dourado brilhante, este é um belo instrumento que não passará despercebido no campo de jogo ou palco de concertos.
Um vibrafone de 3 oitavas, este modelo foi desenvolvido para maximizar o seu desempenho. Os ressonadores de arco e serra sem costuras e as barras afinadas à mão ajudam a produzir um som ressonante, rico e profundo. E graças ao seu pedal ajustável e giratório, obterá uma sensação mais nítida e precisa, independentemente da sua posição.
O teclado deste modelo é feito de ripas de alumínio. A afinação única destas lâminas proporciona um som completo, combinado com um puro fundamental. O resultado é uma resposta muito boa sem distorção a qualquer nível.
O motor de multi-velocidades é fechado para um funcionamento silencioso.
A estrutura leve de madeira, travessa removível e pernas de metal dobráveis tornam este equipamento musical fácil de transportar. É fácil de montar e desmontar. No entanto, não há saco de transporte com o artigo. Esta é talvez a única desvantagem deste modelo.
Adams VSWV31 Solista Vibrafone A=442
O Adams VSWV31 Solist Vibraphone A=442 é um instrumento impecavelmente trabalhado que impressiona à primeira vista. Apresenta um belo desenho com as suas lâminas de liga de alumínio de alta precisão, combinadas com o fole anodizado Adams.
Estas lâminas espalharam um som bonito, radiante e perfeitamente equilibrado por todo o conjunto de instrumentos.
A velocidade do motor é totalmente ajustável de 40 a 140 rpm. A velocidade é legível digitalmente e tem interruptores facilmente acessíveis que permitem ao jogador definir se os adeptos param na posição aberta ou fechada.
O mecanismo de amortecimento operado pelos pés resulta em ajustes completos de tensão, altura do pedal e amortecedor. Isto dá a cada jogador a oportunidade de personalizar o toque do instrumento de acordo com o seu estilo de tocar.
Outras características profissionais deste vibrafone incluem uma gama Mi3-Fa6, um suporte Voyager que pode ser ajustado em altura de 850 a 1050 mm, e um sistema de atenuação que também pode ser ajustado em altura.
Este modelo é um instrumento a um preço razoável que tem tudo para agradar tanto aos primeiros tocadores de vibrafone como aos profissionais que actuam em palco ou ao vivo.
Critérios de compra para escolher um vibrafone
O vibrafone é um instrumento de percussão da família do xilofone. É construído com lâminas que são geralmente feitas de alumínio ou aço e sob as quais ressoam as hastes tubulares ocas, colocadas perpendicularmente às lâminas.
Tem um teclado que se encontra geralmente num intervalo de 3 oitavas.
Um motor eléctrico mantém o som a vibrar. E dependendo do modelo, a gama é de C2 a F3 ou F4.
O vibrafone está também equipado com pequenos círculos metálicos que podem ser fechados e abertos através da activação do motor. Isto cria efeitos de vibração mais ou menos rápidos, dependendo da velocidade do motor.
Aqui estão alguns critérios em que se deve concentrar quando se compra.
As melhores marcas de vibrafone
Descubra abaixo quais as marcas que estão mais frequentemente no centro das atenções quando se trata de vibrafones.
Adams Musical Instruments foi fundada em 1970 por André Adams. A empresa goza de uma excelente reputação junto dos seus clientes, graças aos seus produtos sofisticados e de alto desempenho.
Fundada por talentosos percussionistas, a marca Ludwig e Musser fornece aos seus clientes excelentes instrumentos de percussão, assim comouma gama completa de acessórios, tais como mallets.
Quanto a Thomanné o maior retalhista de instrumentos musicais, luzes e sistemas de som. O site tem um catálogo bem abastecido e completo dos melhores produtos, oferecido a um preço muito competitivo e garantido durante 3 anos.