Os 5 Melhores Violinos 2024 : Guia de compra e comparação

Como todos os instrumentos, o violino não é imune a uma grande armadilha: é muito difícil escolher o dos seus sonhos! Tamanho, peso, marca… tantos parâmetros que podem fazer girar a sua cabeça. Quer queira aprender a tocar violino, quer já seja um músico experiente, a nossa equipa de peritos concebeu esta comparação para o orientar passo a passo na procura do seu instrumento ideal. Estás determinado a entrar nos teus 4/4 e a jogar Tchaikovsky na perfeição? Siga o guia!

Os 3 melhores violinos de 2024

Stentor SR1500 Klaus Heffler No. 6/0 SE Thomann Classic
Etiiqueta A melhor relação custo-benefício O melhor O mais barato
Pontuação 4,4 / 5 4,8 / 5 4,1 / 5
Acabamento Verniz antigo Verniz antigo Verniz mate
Materiais do corpo Ácer sólido Flame maple -
Chaves Ébano Ébano Jujubeeira
Flamed Back
Cordas Thomastik Vision Solo
Kaplan Golden Spiral Solo
Aço único
Caso
Correia para o queixo Madeira dura Guarneri Jujubeeira
Cordier com parafuso de afinação fina Wittner com parafuso de afinação fina com parafuso de afinação fina
Fabrico Alemanha Alemanha
Garantia 3 anos 3 anos 3 anos
Opinião Toda a qualidade e know-how da Stentor com a melhor relação preço/qualidade! Um violino de rara qualidade que levará as suas melodias a um nível totalmente novo! Sem dúvida o melhor violino barato feito pelos peritos da Thomann para o satisfazer!
Preço

Tudo sobre os melhores violinos

Klaus Heffler N.º 6 SE Orchestra

Nós gostamos
  • A sua qualidade de fabrico
  • O som quente e melodioso
  • O seu acabamento em ébano
Nós gostamos pas
  • O seu preço ligeiramente elevado
  • A ausência de um caso e de uma vénia

Este violino de Klaus Heffler destina-se principalmente a jogadores experientes que estão a regressar à prática, ou àqueles que se sentem suficientemente confiantes para mudar para um excelente produto de gama média.

Com o seu elegante acabamento em ébano e acabamento em verniz clássico, apresenta-se como um belo objecto. No entanto, o conforto e a musicalidade não são esquecidos! Graças a um queixo Guarneri, uma das marcas de referência no campo, poderá jogar durante horas sem torcer o pescoço. Ao primeiro toque do arco, este modelo Stradivari dará um som quente e puro, que fará as delícias de jogadores experientes.

Em resumo, embora este violino possa parecer bastante caro à primeira vista, a sua qualidade de construção global e o seu som fazem dele um dos instrumentos obrigatórios no mercado.

Stentor SR1500

Nós gostamos
  • A sua relação qualidade/preço
  • A sua facilidade de utilização
  • A qualidade da mala e do arco vendido com o violino
Nós gostamos pas
  • A má qualidade do colofónia fornecida com o violino
  • A cinta do queixo é um pouco rígida

O Stentor SR1500 é um violino estudantil superior e não pode de facto competir com o modelo de Klaus Heffler apresentado acima. No entanto, este instrumento de baixo preço pode ser uma grande surpresa para aqueles que decidiram aprender o violino ou melhorar as suas capacidades.

Feito a partir de uma mistura de abeto, ácer e ébano, tem uma qualidade sonora muito superior a outros instrumentos da sua gama. É por isso que o seleccionámos para si!

Fornecido com tudo o que precisa para começar a jogar (arco, mala e resina), é uma escolha óbvia para aqueles que não querem quebrar o banco ou negligenciar a qualidade do som.

Thomann Violinset Clássico 4/4

Nós gostamos
  • A sua qualidade sonora
  • O seu preço muito baixo
  • A sua facilidade de utilização
Nós gostamos pas
  • A qualidade global dos acessórios
  • A afinação é bastante difícil

Thomann é uma das lojas de música mais conhecidas e respeitadas no mercado. Enquanto vende as principais marcas de violino, também produz instrumentos de muito alta qualidade.

O seu Violinset Clássico 4/4 é certamente um modelo para principiantes, mas não é sem interesse. Vem com estojo, arco, colofónia e descanso para os ombros, todos de qualidade muito média, mas o som é surpreendentemente bom para o preço baixo.

Obviamente, puristas e peritos passarão, mas os principiantes seriam bem aconselhados a fazer deste violino a sua primeira compra!

Yamaha V7 SG44

Nós gostamos
  • Acessórios vendidos com o violino
  • Som profissional
  • A qualidade dos acabamentos
Nós gostamos pas
  • O preço é um pouco alto
  • A afinação é bastante difícil

A perícia da Yamaha em instrumentos musicais não precisa de introdução! Mas se a marca é mais famosa pelos seus pianos e guitarras, também oferece violinos de qualidade.

Este modelo V7 SG44 não é uma excepção à regra. Vem com tudo o que precisa para começar a tocar de imediato (caixa, arco e colofónia) e oferece um som profissional notável.

A qualidade geral de construção é digna da Yamaha, por isso não tem nada com que se preocupar.

Se estiver disposto a pagar o preço de um violino de qualidade profissional, o V7 SG44 é para si!

Thomann Student Violinset

Nós gostamos
  • O seu baixo preço
  • Os seus acessórios completos
  • Som de qualidade
Nós gostamos pas
  • As cordas são um pouco frágeis

Esta nova produção de Thomann é o modelo de principiante por excelência. O seu preço muito atractivo sinaliza imediatamente que não estamos a lidar com um instrumento excepcional. O preço é muito atraente, mas a qualidade geral do instrumento é boa, no espírito da marca Thomann.

Fácil de pegar, bem acabado e fornecido com todo o hardware necessário para começar, produz um som de boa qualidade que será mais do que suficiente para um principiante a tocar este instrumento. A mistura de abeto, ébano e ácer da qual é feita é também um deleite à vista, especialmente para um produto de nível de entrada.

Em suma, este modelo é uma excelente relação qualidade/preço para aqueles que querem começar a tocar violino.

Como escolher um violino?

Claro que, dependendo do seu nível de prática, os critérios que lhe apresentaremos para escolher um violino não serão da mesma importância. Pense cuidadosamente no que quer fazer com o seu instrumento antes de o comprar, especialmente em termos de orçamento.

Em qualquer caso, aqui estão os critérios básicos a considerar antes de comprar o seu instrumento:

O tamanho

O violino é ajustado ao tamanho geral do tocador e ao comprimento do braço. Um critério fundamental a ter em conta que por vezes pode ser esquecido! Desde o violino de tamanho 1/8 para crianças até ao adulto de tamanho 4/4, teste diferentes modelos antes de fazer a sua compra.

O vendedor

Quer queira ir a uma loja física ou comprar online, certifique-se de que obtém o seu instrumento junto de especialistas de música reconhecidos e experientes.

Os materiais

São estas as características que fazem a qualidade global de um violino. Escolher bordo para as costas e ponte, ébano para a tábua, abeto para o topo e pernambuco para a proa.

Acessórios

Nem todos os violinos são vendidos com os seus acessórios básicos (arco, apoio de ombro, colofónia e estojo), mas pode ser inteligente optar por um pacote com tudo incluído.

O orçamento

É livre de escolher o orçamento que deseja! Basta estar ciente de que a gama de níveis de entrada se situa entre 80 e 100 euros, que a gama média pára nos 400 euros, e que encontrará violinos excepcionais acima dos 800 euros.

No entanto, há uma última questão que lhe pode vir à mente: deve escolher um novo violino ou um violino em segunda mão? Os instrumentos em segunda mão podem ser atractivos devido aos seus preços atractivos, mas tenha cuidado. Poderá ter de levar o seu violino recém-adquirido a um fabricante de violinos para uma revisão completa, o que pode rapidamente fazer subir o preço. Um novo violino, adquirido numa loja de confiança e afinado de acordo com as suas especificações, é certamente a escolha preferida.

Os diferentes tipos de violinos

Violino acústico

O violino acústico é o que se pode chamar o violino clássico ou o violino básico. Feito de uma estrutura oca, necessária para a amplificação natural das vibrações das cordas, só pode ter 4 cordas (G, D, A, E) e geralmente segue um desenho tradicional.

Este tipo de violino é leve, elegante e tem um som puro. É a escolha lógica para qualquer músico que queira viver a experiência original do violino.

Viola violino

Muitas vezes referido simplesmente como viola, este instrumento, de desenho muito semelhante ao violino, tem a particularidade de ter quatro cordas um quinto mais baixo do que o seu correspondente acústico (C, G, D, A).

O violino alto é um instrumentomais profundo, utilizado principalmente na música clássica, embora o seu som quente possa torná-lo um instrumento atípico no jazz, rock ou mesmo pop.

Violino eléctrico

Este é, sem dúvida, o instrumento mais recente da nossa lista. Ao contrário do violino acústico, tem uma estrutura sólida, porque as vibrações das cordas são amplificadas por um sinal eléctrico.

O violino eléctrico émais caro e requer mais equipamento, embora seja muito mais versátil (em termos de número de cordas, desenho e utilização na música contemporânea), mas tornou-se um verdadeiro instrumento por direito próprio.

Violino canhoto

Como regra, os músicos usam violinos de mão direita: a sua mão esquerda desenha as notas e a sua mão direita segura o arco. No entanto, os violinos canhotos existem!

A única diferença, mas importante, é que todos os componentes do violino estão invertidos: as cordas, claro, mas também a ponte e a barra de som, entre outros.

A must se você for… canhoto!

As principais marcas de violino

Stradivarius

Quando ouvimos o nome Stradivari, pensamos naturalmente nos violinos mais famosos do mundo. Antonio Stradivari criou os mais belos (mas agora mais caros) instrumentos de cordas da história entre o final do século XVII e o início do século XVIII.

Dotados de um som único, que ainda é objecto de numerosos estudos científicos, tornaram-se objectos tão míticos como esotéricos.

Mas cuidado, eles não são para todos! O Stradivarius mais caro, Lady Blunt, foi vendido por 11 milhões de euros em 2011.

Klaus Heffler

Embora sejam muito mais acessíveis que os violinos Stradivari, os violinos Klaus Heffler ainda se encontram algures entre os violinos de topo de gama e os violinos excepcionais.

Fabricados na Alemanha por luthiers profissionais, oferecem uma qualidade de som incomparável e um acabamento esplêndido. Todas estas qualidades são apreciadas por muitos músicos profissionais.

No entanto, alguns modelos menos caros podem ser adquiridos por músicos de todos os níveis para melhorar a sua execução.

Yamaha

O nome Yamaha toca um sino aos amantes da música de todo o mundo. Embora a empresa seja talvez mais famosa pelas suas motos do que pelos seus instrumentos musicais, este é o seu principal negócio. No final do século XIX, Torakusu Yamaha fundou a empresa homónima para a reparação e venda de órgãos.

Os violinos Yamaha são frequentemente instrumentos de gama média ou mesmo alta. A marca oferece um grande número deles, que podem satisfazer todos os orçamentos, mas também os amantes de instrumentos acústicos, bem como os fãs de violinos eléctricos.

Uma marca eclética e acima de tudo muito fiável.

Stentor

OStentor é certamente a marca mais recomendada pelos professores de música. Porquê? Simplesmente porque oferece violinos bonitos, seguros e de som suave, perfeitamente adequados à prática de principiantes e mesmo de músicos muito jovens.

A outra vantagem desta marca é o preço dos seus instrumentos, que são geralmente muito acessíveis. Se o seu filho decidir pegar no violino e parecer determinado a aderir ao mesmo, um violino Stentor é uma excelente escolha.

Thomann

Principalmente conhecida como uma loja online de instrumentos musicais, a marca Thomann fabrica os seus próprios violinos desde a sua fundação na Alemanha em 1954.

Thomann oferece violinos de nível básico e médio que são adequados para principiantes. A empresa é especialmente atractiva porque vende os seus instrumentos com todos os acessórios, o que geralmente tranquiliza o comprador completamente novo.

Recomendamos esta marca se tiver uma criança que queira começar a tocar violino lentamente.

FAQ: Respondemos às suas perguntas

Como afinar um violino?
A afinação de um violino pode por vezes parecer uma tarefa impossível, especialmente para um músico novato. Não entrem em pânico! Graças à nossa secção dedicada, poderá seguir passo a passo os passos necessários para que o seu instrumento já não soe desafinado. É necessário usar um afinador? Como ajustar os parafusos? Todas as respostas que procura estão aqui.
Como tocar violino?
Reputado um instrumento difícil, não é no entanto tão complicado ser capaz de se divertir rapidamente com um violino. Desde exercícios de cordas abertas até às diferentes posições da mão esquerda, aprenderá tudo sobre os pequenos segredos deste instrumento mítico, que podem ser domados com um pouco de determinação.
Como segurar um violino?
Todos sabem como o violino é único, mas uma vez que o tenha nas suas mãos, não é assim tão fácil de descobrir como segurá-lo correctamente. Esqueça os pulsos partidos, os dedos a esmagar cordas e a contorcer o seu dedo mindinho. Descobrir qual é a postura correcta para segurar um instrumento tão bonito de forma adequada.
Como aprender o violino?
Está interessado em aprender o violino? Não sabe se deve optar por uma escola de música, o conservatório, aulas online ou mesmo tutoriais na Internet? Não entrem em pânico! Nesta secção, dar-lhe-emos toda a informação necessária para aprender o violino sem mais demoras, e sobretudo sem apreensão.
Onde comprar um violino?
O violino é um investimento. E como qualquer investimento, não se quer cometer um erro. Iremos guiá-lo passo a passo para lhe dizer se é melhor comprar na Internet, numa loja de franquia, directamente a um fabricante de violinos ou nos anúncios classificados. Um guia essencial antes de se comprometer a qualquer despesa.

A palavra final

Esperamos que este guia, produzido pelos nossos peritos, lhe tenha sido útil e tenha respondido a todas as perguntas que possa ter antes de comprar o seu violino. Agora é hora de começar!

Se ainda tiver dúvidas sobre a sua compra, não hesite em consultar a nossa FAQ para ver se as respostas às suas perguntas estão lá.

Aproveite este magnífico instrumento para dar rédea solta à sua criatividade e, acima de tudo… divirta-se!