OPINIÃO YAMAHA CLP-735 : O MELHOR PIANO DIGITAL DE 2024

Embora seja evidente que nada pode substituir a qualidade e o toque dos pianos tradicionais, isto não impede os fabricantes de continuarem a aperfeiçoar os seus pianos digitais. A gama de produtos em oferta continua a crescer e a diversificar-se. Após testar um grande número de pianos digitais, apresentamos o nosso favorito absoluto: o Yamaha CLP-735.

O que precisa de saber sobre o CLP-735 da Yamaha

A nossa classificação para o piano digital Yamaha CLP-735
4.6

A nossa opinião sobre o piano digital Yamaha CLP-735 R

Com um toque excepcional e um número infinito de configurações e características, o piano digital Yamaha é um instrumento absolutamente precioso. É certo que vai encantar tanto os novatos como os pianistas experientes!

Benefícios
  • Desenho limpo
  • Toque extraordinário
  • Vasta gama de efeitos e modos
  • Uma miríade de entradas e saídas
  • Número de predefinições e ritmos
Desvantagens
  • Preço bastante elevado

Grande plano do CLP-735 da Yamaha

Estilo e tacto

O Yamaha CLP-735 R é um piano digital que se destaca à primeira vista. A sua aparência exala elegância, graças em particular a um desenho em pau-rosa e a uma superfície mate. Para além deste aspecto refinado, tem o mérito, como muitos pianos digitais, de ser compacto (1461 x 459 x 1082 mm). Obviamente menos pesado que um piano acústico, o Yamaha CLP-735 R pesa apenas 57 kg.

Naturalmente, as qualidades deste piano digital não podem ser reduzidas a aspectos estéticos. Tudo está no seu lugar: os componentes são cuidadosamente escolhidos e perfeitamente integrados. Um dos principais recursos é o teclado. Embora limitado a 88 teclas, o teclado Grand Touch-STM tem teclas de marfim sintético e de ébano. Com isto, a Yamaha conseguiu aproximar o mais possível o teclado à sensação de um piano acústico.

Muitas e variadas características

A Yamaha vai ainda mais longe nos seus esforços para simular grandes pianos. O CLP-735 R da Yamaha apresenta simulação de pontos de pressão. Além disso, incorpora amostras de pianos de grande porte, nomeadamente CFX e Bösendorfer Imperial.

Quanto ao resto, é seguro dizer que este piano digital tem um registo técnico impressionante. Oferece uma tal variedade de modos, sons e efeitos que não se cansa de os obter. Por exemplo, existem dois efeitos muito bem sucedidos (Smooth Release e Key-Off). São acompanhados por três modos de jogo diferentes (Dual, Duo Voice e Split). Este último permite aos músicos dividir o teclado em duas secções e tocar cada secção com um som diferente. Finalmente, os pianistas terão o prazer de descobrir cerca de 40 sons diferentes. Para não falar de uma polifonia com 256 vozes.

Uma riqueza de (pré)configurações

Para além da qualidade inegável do seu teclado e efeitos, este piano Clavinova tem muitas outras vantagens. Entre eles, há uma miríade de predefinições que podem ser utilizadas para tocar determinadas canções ou praticar. Há 21 demonstrações de voz, 50 demonstrações de piano e 303 exercícios práticos. A Yamaha também pensou num outro aspecto essencial: o rítmico. A Yamaha CLP-735 oferece 20 ritmos de acompanhamento pré-definidos.

Outro ponto muito importante é a gravação. Este belo piano permite que os músicos guardem as suas sessões. Isto é possível graças a um dispositivo de gravação de 16 pistas e um gravador de áudio USB (WAV). Está também incluído um modelo virtual da ressonância alargada, bem como três pedais.

O som é reproduzido por um sistema composto por dois altifalantes de 30 watts. Basta dizer que é um verdadeiro deleite para os ouvidos!

Conectividade de primeira linha

A conectividade é provavelmente um dos pontos mais frequentemente negligenciados pelos fabricantes de instrumentos musicais. É por isso que o fabricante japonês decidiu fornecer um número máximo de portos.

O seu piano Clavinova tem, portanto, uma grande variedade de entradas e saídas. Para começar, tem duas saídas de auscultadores. Este é um excelente complemento no modo split, permitindo tocar duas secções diferentes sem incomodar o músico que está ao seu lado. Em segundo lugar, tem saídas L/L R Aux estéreo, bem como uma entrada Aux mini jack estéreo.

Outros dispositivos completam esta bela configuração. Estas incluem ligações MIDI (MIDI In/Out/Thru, Bluetooth) e ligações USB (USB para Host e USB para Device). A marca japonesa também fornece um suporte de música gratuito, um suporte de auscultadores e uma fonte de alimentação PA.300 C. Em suma, um pacote muito completo!

Especificações técnicas do CLP-735 da Yamaha

Características
Detalhes
Número de chaves 88 chaves
Superfícies-chave Marfim sintético e ébano
Modelação de ressonância virtual ampliada Sim
Pré-definições de canções 21 demonstrações de voz, 50 demonstrações de piano, 303 exercícios práticos
Ligações MIDI In/Out/Thru, USB to Host, USB to Device e 2 saídas para auscultadores
Ligações auxiliares L/L R, saídas R stereo Aux e entrada Aux em mini-conector stereo
Polifonia 256 vozes
Sistema de altifalantes 2 x 30 Watt
Dimensões com suporte de música 1461 x 459 x 1082 mm
Peso 57 kg

O nosso veredicto

Não vamos esconder a nossa admiração pela Yamaha CLP-735. É de facto para nós o melhor piano digital actualmente disponível no mercado. Depois do nosso teste e de todos os argumentos apresentados, damo-nos conta de que se trata de um instrumento sem grandes falhas. O único ponto que alguns podem achar desvantajoso é o preço. O CLP-735 da Yamaha é um piano caro, mas tem uma óptima relação qualidade/preço!

A nossa classificação para o piano digital Yamaha CLP-735
4.6

A nossa opinião sobre o piano digital Yamaha CLP-735 R

Com um toque excepcional e um número infinito de configurações e características, o piano digital Yamaha é um instrumento absolutamente precioso. É certo que vai encantar tanto os novatos como os pianistas experientes!