Baterias e percussão : Instrumentos musicais percussivos

Procura um conjunto de bateria para tocar música ou um instrumento de percussão para descobrir outros ritmos? Mas tem alguns mal-entendidos sobre a escolha do seu instrumento. Veio ao lugar certo, porque vamos explicar tudo sobre estes dois instrumentos musicais. Quer seja um principiante, um amador ou um perito, seleccionámos para si os instrumentos Thomann mais vendidos com as melhores qualidades sonoras para tocar bateria sozinho ou com amigos. A decisão é sua!

Os 3 melhores vendedores de Thomann

Os 3 melhores modelos vendidos na Thomann têm vários aspectos, damos-lhe uma visão geral abaixo:

Millenium MPS-150 E-Drum Set Pearl EXX725BR/C Export Jet Black Millenium MC890NT Conga Set
Millenium MPS-150 E-Drum Set Pearl EXX725BRC Export Jet Black Millenium MC890NT Conga Set
Critérios-chave MIDI Out, porta USB para ligação MIDI, 108 sons, 2 saídas em conector mono de 6,3 mm Acessórios cromados, Acabamento: Rhodoid, 2 suportes de tom simples TH-70I Percussão em madeira de eucalipto, acabamento em verniz, 2 stands individuais incluídos
Destinado a Iniciantes e bateristas de todos os níveis Iniciantes e amadores Iniciantes
Opinião Um valor seguro. Quer seja um principiante ou um utilizador experiente, tem a certeza de encontrar o que procura. Um kit completo para principiantes ou semi-profissionais com a melhor relação preço/qualidade Fantásticos congas sonoros com um excelente acabamento. Não procure mais, não vai encontrar melhor a este preço!
Preço
Pontuação

Finalmente, pode-se ver que estes instrumentos têm muitas vantagens com uma paleta sonora bem preenchida. Os três modelos acima permitem-lhe ter um instrumento de qualidade a um bom preço. De facto, quer seja um principiante ou um perito, encontrará o que precisa. Só tem de escolher o modelo que corresponde exactamente às suas necessidades.

Os critérios de selecção

Uma boa bateria

Antes de tomar qualquer decisão apressada, deve questionar-se sobre o nível real da sua bateria. Este é o primeiro critério essencial antes de comprar uma bateria. Os usos variam e há muitas possibilidades. Para o efeito, enumerámos os critérios de selecção de uma boa bateria para si.

De facto, existem vários critérios gerais de selecção para a compra de um bom kit de bateria electrónica ou acústica:

  • Oseu nível actual: o seu instrumento deve corresponder às suas necessidades
  • O número de tambores/tambores/tambores com que está habituado a tocar e a diversidade de som que procura (para amadores avançados e músicos reais)
  • Tamanho dos tambores/taxas/tomos: grandes ou pequenos
  • A pele dos tambores/caixas/tomos: malha ou borracha?
  • A qualidade dos materiais utilizados: Os materiais são feitos de madeira, plástico, borracha, etc.? A bateria dura com o tempo (uma questão essencial se for do tipo rouco)?
  • Os estilos musicais que deseja tocar: Do jazz, latino ao reggae e rock, escolha um conjunto de bateria que se adeque ao seu género musical

Mais subjectivo: o local onde vai tocar os tambores. Quer se trate de uma casa plana ou semi-destacada, um kit de bateria electrónica deve ser preferido para regular o volume dos sons, mesmo que existam truques para atenuar o ruído de um kit de bateria acústica, a sensação musical que produz não é claramente a mesma, como quando se baixa o volume de um kit de bateria acústica usando uma folha ou um edredão, por exemplo. Por isso, mais vale ir buscar um kit de tambor electrónico para bater sem se meter no caminho.

Escolha de uma bateria electrónica

Por outro lado, se tocar música numa casa em que não irá certamente perturbar os seus vizinhos, procure um kit de bateria acústica ou um kit de bateria electrónica ligado a colunas. As vibrações são garantidas!

Mais especificamente, os critérios de selecção para a compra de um conjunto de tambores variam muito dependendo do tipo de conjunto de tambores. Os tambores electrónicos e acústicos têm vantagens diferentes. Por este motivo, convidamo-lo a encontrar abaixo as diferenças notáveis entre os tambores electrónicos e acústicos.

Um bom instrumento de percussão

Escolher uma peça de equipamento musical como um kit de bateria pode ser uma tarefa difícil se não se for um perito na matéria. Já teve a ideia de comparar algumas marcas, mas não foi muito útil.

Para lhe dar uma melhor ideia do que está disponível no mercado, aqui estão os critérios que mais consideramos para um instrumento de percussão:

  • O material: O seu instrumento de percussão deve ser feito de um material que faça sobressair sons bonitos, quentes e percussivos.
  • Altura: Este critério aplica-se em particular a modelos como os cajons. Uma boa altura dá ao instrumento mais conforto e, portanto, uma excelente capacidade de tocar.
  • O estilo de música: escolhe o seu instrumento de percussão tendo em conta o estilo musical que gostaria de tocar. Por exemplo, se gostar de música africana, escolheria um instrumento de percussão de origem africana, como o djembe. O mesmo se aplica a outros géneros musicais.

As vantagens de uma bateria electrónica

A bateria electrónica tem muitas vantagens e aspectos práticos:

  1. Ajustar o volume dos sons: para quem gosta de utilizar altifalantes ou tocar bateria com auscultadores adaptados (muito discreto e não perturba os vizinhos). Ideal se vive num apartamento.
  2. Kits variados: Um rico banco de som que lhe permite mudar o seu estilo em qualquer altura
  3. Gravação simples e eficaz: grave-se a si próprio para encontrar formas de melhorar o seu trabalho ou para deixar que outros ouçam as suas produções
  4. Fácil de transportar: fácil de montar e desmontar (para music buffs em casas de amigos).

Para saber mais sobre a sua utilização e benefícios, ver a nossa página sobre baterias electrónicas.

Tambores acústicos: Adicionando panachê ao seu estilo

O kit de tambor acústico tem várias vantagens e características úteis:

  1. Sem limite físico: nenhum salto irrealista, uma diferença mais realista na sensação do jogo
  2. Um verdadeiro hi-hat, para desenvolver as suas técnicas de golpe (movimento e força do pulso, saber onde golpear para variar os sons).
  3. Um som único que irá encantar os puristas

Descobrir mais sobre tambores acústicos.

Modelo de tambor acústico

Porquê escolher os tambores como instrumento musical?

Os tambores são como qualquer outro instrumento, específicos na sua utilização. Tocar tambores é uma libertação, solta-se a coragem para fazer os tambores ressoar, bate-se com os sentidos e é um verdadeiro prazer. E quando se está numa banda, é ainda melhor. De facto, o senhor é o líder rítmico, o senhor marca o ritmo e os músicos seguem o seu ritmo.

Além disso, traz muitas responsabilidades, uma nota errada e um grupo inteiro pode falhar! É por isso que, para tocar os tambores, é necessário ter alguns bens:

  • Boa coordenação dos membros: mão esquerda, mão direita, pé esquerdo e pé direito devem ser coordenados para ligar as batidas.
  • Seja diligente: trabalhar na sua ranhura, batidas e pausas são as chaves para se tornar um bom baterista
  • Capacidade de ouvir: ouvir os outros e os diferentes momentos para se adaptar aos diferentes estilos musicais
  • Seja duradouro: amarre as batidas, uma e outra vez, mesmo no fim da peça!

O que é que ganha ao escolher um instrumento de percussão?

  • Um instrumento de percussão é uma forma perfeita de introduzir uma criança na criação musical. Tocar um instrumento de percussão não só ajudará a desenvolver o cérebro da criança, mas também a melhorar a sua criatividade. Um instrumento de percussão também ajuda a trabalhar as melodias e permite aprender e dominar um sentido de ritmo
  • Para um cantor ou baterista, este equipamento musical é uma excelente forma de dar um toque pessoal e mais colorido aos seus sons. Os cantores gostam particularmente de pandeiros, campainhas e agitadores. Estes instrumentos são fáceis de usar, requerem pouco esforço e proporcionam suficiente liberdade de movimento. São adequados para muitos estilos musicais e acrescentam calor ao som.
  • Deve-se notar que alguns tambores não podem ser segurados na mão ou tocados com paus. Estes modelos não são portanto adequados para bateristas que são aconselhados a utilizar instrumentos de percussão que podem ser montados num suporte ou suporte, tais como timpanos, sinos ou pandeiros sem pele.

Sobre a bateria

O kit de bateria é um instrumento musical que teve origem no início do século XX por volta de 1906. De facto, levou tempo para que o instrumento se desenvolvesse e encontrasse a sua própria identidade e lugar na família dos instrumentos de percussão. O kit de bateria é a acumulação de uma riqueza musical diversificada de várias regiões do mundo. Por um lado, uma riqueza cultural musical vinda do Ocidente e em particular com o tambor de laço e o baixo, por outro lado com os címbalos a ele afixados. De facto, os címbalos são instrumentos vindos do Oriente, na sua história.

Os primeiros usos da bateria como instrumento musical (aos olhos do público em geral) foram no mundo do jazz, combinando percussão, suavidade e ritmo. A bateria mistura-se muito bem com instrumentos de latão como trombetas, tubas e trombones e com instrumentos de cordas como guitarras e baixos. É através destas diferentes oportunidades que os tambores encontram rapidamente o seu lugar no mundo da música.

Gradualmente, a bateria está a tornar-se mais democrática

A natureza rítmica dos tambores rapidamente atraiu uma vasta audiência, particularmente nos Estados Unidos e na Europa, onde a cultura do rock estava a tomar conta nos anos 55. Foi nesta altura que vários grupos musicais mundialmente famosos, tais como Million Dollar Quartet, The Beatles e Queen apareceram. Evidentemente, no centro da secção rítmica estava um instrumento: os tambores. Os solos de tambor até aparecem em desenhos animados. Por exemplo, no filme da Disney Tarzan, Phil Collins toca vários solos de tambor.

Além disso, os tambores estão a tornar-se um instrumento líder e estão a assumir um papel considerável no mundo da música para :

  • A diversidade de som que proporciona: tambores com uma variedade de tons
  • Qualidade rítmica: 3 batidas, 4 batidas, 6 batidas, lenta ou rápida
  • Os tempos marcados pelas suas pausas frenéticas

Graças às suas características, os tambores tornaram-se um favorito entre os seus adeptos e o instrumento tornou-se mais democrático. Hoje em dia, a bateria tornou-se um instrumento indispensável que tem um lugar em cada banda.

Finalmente, o kit de bateria é um instrumento contemporâneo, um instrumento com uma história multicultural e uma utilização adaptada aos estilos musicais existentes.

O que precisa de saber sobre os instrumentos de percussão?

Cajóns, pandeiros, marimbas, xilofones, djembes, etc. Existe uma grande variedade de instrumentos de percussão.

Alguns deles geram um efeito sonoro muito especial, como o“Tambor do Mar“, que produz o som do oceano. Este tipo de instrumento cria uma atmosfera musical mais descontraída. É por isso que são favorecidos na terapia musical, juntamente com outros instrumentos de percussão, tais como gongos, sinos, taças cantoras e tambores infantis.

Claves, maracas, paus de chuva, agitadores, pandeiros, vibrafones, xilofones, congas e djembes estão entre os instrumentos de percussão mais populares.

Feitos de madeira que cria sons nítidos e claros, as claves são instrumentos de percussão frequentemente utilizados em estilos musicais latinos. No Brasil e na Colômbia, as maracas são as mais populares. Feitos de madeira mas também de plástico, proporcionam um som muito brilhante e tons bonitos.

Família de instrumentos de percussão

Os paus de chuva têm origem na América do Sul. Muito mais compridos que os agitadores e as maracas, têm um som que faz lembrar a chuva. Para obter este som, basta deixar cair sementes ou pequenos pellets nas câmaras dentro do tubo. O tubo é feito de bambu, cacto seco ou plástico nos modelos lançados recentemente.

Por outro lado, temos os tambores cortados ou divididos. Estes são os instrumentos de eleição nas culturas indonésia, latino-americana e africana. Foram utilizados não só em rituais, mas também como um instrumento de comunicação. Hoje, eles encontraram o seu caminho para a terapia musical e música experimental. São fáceis de jogar, divertidos de brincar e propícios à aprendizagem.

Finalmente, escolher tambores ou percussão como seu instrumento musical é uma grande escolha. A diversão é bastante intensa se se tiver alguns ritmos bem dominados. Divertir-se-á muito, sozinho ou com os seus amigos. Além disso, estes instrumentos destacam-se dos restantes devido às suas extraordinárias capacidades de som.

Sinta-se à vontade para descobrir o xilofone e o carrilhão para explorar novos sons.

Esperamos que a leitura desta página o ajude a escolher o seu conjunto de bateria ou instrumento de percussão. Não hesitará mais entre uma bateria electrónica, uma bateria acústica ou um instrumento de percussão.