Os amplificadores de tubos são o sonho de qualquer guitarrista. Mas nem todos podem pagá-los porque o preço é muitas vezes demasiado elevado. É por isso que nos propusemos testar vários modelos acessíveis para encontrar um que valha a pena procurar. Aqui está o nosso teste da Blackstar HT-1R.
A nossa opinião sobre o Blackstar HT-1R
A nossa classificação para o amplificador de tubo Blackstar HT-1R
A nossa opinião sobre o amp válvulo-tubo HT-1R Blackstar
Um amplificador pequeno, leve e sólido que combina a facilidade de utilização com um preço acessível. Perfeito para praticar em casa!
- Resistente
- Ligeiro
- Eficiente e fiável
- Fácil de manusear
- Muito acessível
- Apenas para uso doméstico
- Conectividade incompleta
- Potência limitada
Conteúdos
Blackstar HT-1R na foto
A nossa revisão completa do amplificador Blackstar HT-1R
Um tamanho pequeno
Os guitarristas que preferem amplificadores de tubos estão habituados a transportar estas máquinas pesadas. Mas e se quiser desfrutar do bom som dos tubos em casa?
A marca britânica Blackstar oferece uma solução: a Blackstar HT-1R. Estávamos um pouco hesitantes com este modelo, considerando a sua pequena potência e modestos dados técnicos. No entanto, a ampola tubular da marca britânica excedeu em muito as nossas expectativas.
Um dos primeiros pontos positivos é a transportabilidade deste amplificador. Se souber que os amperes de tubo pesam frequentemente mais de 20 kg, este pequeno ampère é um verdadeiro tiro no braço. Pesando apenas 5,6 kg, este amplificador Blackstar é um dos poucos amplificadores de tubo móvel.
Ocupa também pouco espaço (311 x 306 x 178 mm). Quanto ao desenho, o fabricante não está a correr riscos. Blackstar insiste na simplicidade, e isso também é bom!
Durabilidade notável
O pequeno tamanho deste amplificador Blackstar não o impede de ser muito durável. Naturalmente, aconselhamo-lo a manuseá-lo com cuidado de modo a não danificar os tubos, que são sempre um componente delicado. Além disso, deve dizer-se que o exterior é realmente muito impermeável, um ponto que realmente apreciámos.
No que diz respeito à ergonomia, Blackstar evita complicar as coisas. As saídas estão localizadas no painel posterior e os potenciómetros no topo do amplificador. Neste sentido, a facilidade de utilização é outra grande vantagem. Basta ligar, fazer alguns ajustes e já está!
De facto, o Blackstar HT-1R foi concebido apenas para uso doméstico. Praticar num estúdio doméstico, ensaiar em casa, é para isso que este belo amplificador será utilizado. Para estúdios e concertos profissionais, terá de optar por um modelo mais avançado e poderoso.
Logicamente, o amplificador do fabricante britânico é dotado de uma potência bastante limitada, nomeadamente apenas 1 W. O som é difundido através de um altifalante de 8″. É certo que isto está longe de ser impressionante no papel. Mas na realidade, não é preciso muito mais para trabalhar na sua peça em casa.
Quanto à configuração geral, Blackstar poderia ter feito mais alguns esforços. Mais uma vez, o fabricante limita-se ao essencial. Algumas escolhas são justificadas, por exemplo omitindo os laços de efeitos externos e os painéis de pedais. No entanto, lamentamos a ausência de registos e de saídas de auscultadores. Mesmo num estúdio em casa, teriam sido muito úteis.
Vamos terminar esta parte da análise com mais dois pontos positivos. Este modelo tem uma saída para um gabinete de extensão (4-16 Ohm). Quanto aos efeitos, eles são muito bons. Uma boa reverberação e dois modos (Clean and Overdrive, comutável) permitem uma boa personalização do som.
Um grande preço
Em termos de desempenho, este amplificador de dois canais é bastante sólido. Embora não possa competir com os amplificadores de topo de gama da concorrência, proporciona um som claro e detalhado.
Isto deve-se principalmente à qualidade destes tubos. Há dois deles, um para pré-amplificação (ECC83) e outro para amplificação (ECC82). Durante o nosso teste, não notámos qualquer saturação. Quer esteja no modo Clean ou Overdrive, o som da guitarra é mais do que correcto. Graças a estas configurações, este amplificador pode ser utilizado para vários estilos musicais (funk, blues ou country).
Finalmente, uma palavra sobre o preço deste belo dispositivo. Normalmente, para obter uma ampola deste tipo, é necessário gastar pelo menos 500 euros. Ao contrário da maioria dos amplificadores no mercado, a máquina Blackstar é muito acessível, com cerca de 280 euros. Uma relação qualidade/preço que é difícil de encontrar noutro lugar.
Especificações técnicas do Blackstar HT-1R
Potência de saída | 1 W |
Oradores | 1 x 8″ |
Lâmpada pré-amplificador | ECC83 |
Lâmpada amplificadora | ECC82 |
Canais | 2 |
Reverb | Sim |
Saída do gabinete | Sim |
Desenho | Empurrar/Puxar |
Voz comutável para uma voz limpa e com overdrive | Sim |
Saída de auscultadores | Não |
Um amplificador de tubo barato com muitas vantagens
O fabricante britânico oferece-nos mais uma vez um modelo de sucesso. Em comparação com alguns dos Marshalls, o Blackstar HT-1R não é um cavalo de corrida. Mas é preciso dizer que é uma excelente máquina para começar a explorar amplificadores de tubos.
A nossa classificação para o amplificador de tubo Blackstar HT-1R
A nossa opinião sobre o amp válvulo-tubo HT-1R Blackstar
Um amplificador pequeno, leve e sólido que combina a facilidade de utilização com um preço acessível. Perfeito para praticar em casa!