As 3 Melhores Gira-Discos Vinil 2024 : Guia de compra e comparação

A mesa giratória em vinil! Este instrumento musical está a fazer um regresso e destaca-se dos seus pares pela sua notável qualidade sonora. Se ainda não se familiarizou com este equipamento, talvez seja altura de começar a utilizá-lo. Para o ajudar a começar, elaborámos este pequeno guia para si. Reúne os três melhores modelos do mercado, uma forma de o ajudarmos a encontrar o instrumento que melhor lhe convém.

Os nossos 3 melhores decks de vinil

Audio-Technica AT-LP120-USBHC American Audio TTD 2400 USB Reloop RP 7000 MK2
Gira-Discos Vinile Audio-Technica AT-LP120-USBHC Gira-Discos Vinile American Audio TTD 2400 USB Gira-Discos Vinile Reloop RP 7000 MK2
Etiqueta A melhor relação custo-benefício O mais barato O mais completo
Número de velocidades 3 (33/45/78 RPM) 2 (33 e 45 RPM) 3 (33/45/78 RPM)
Dimensões 450 x 352 x 157 mm 450 x 350 x 139 mm 458 x 354 x 145 mm
Peso 10.7 kg 4,62 kg 11,7 kg
Conector USB

Acessórios Suporte de célula AT95 e AT-HS10, cabo adaptador, deslizamento mate, tampa anti-poeira e cabo USB Célula, diamante, cabo USB e adaptador de 45 rpm Tapete antiderrapante, cabo fono RCA com terra, adaptador de energia e instruções
Pontuação

Preço

Audio-Technica AT-LP120-USBHC

AAudio-Technica AT-LP120-USBHC é uma mesa giratória que merece o lugar cimeiro no nosso top 3. Com o seu aspecto vintage, tem muitos recursos, incluindo um tempo de arranque ultra-rápido e uma excelente célula que se adapta a todos os tipos de música.

Esta mesa giratória alberga uma série de características incríveis: braço de inclinação e afinação de células, transmissão directa, indicador estroboscópico. A última geração de gira-discos também inclui um pré-amplificador e uma saída USB para a digitalização de discos de vinil. O seu motor de alta qualidade assegura a rotação manual da travessa, tal como um DJ, ou seja, funciona como um DJ. O instrumento é apoiado por quatro pés grandes, o que reduz a ressonância e o desligamento de baixo nível.

Em termos de características, os seus concorrentes têm muito com que se preocupar porque o fabricante colocou a fasquia muito alta. Gostamos particularmente de certas opções tais como a saída USB que é utilizada para ligar a sua mesa giratória ao seu PC a fim de converter os seus vinis num formato digital (MP3, FLAC) e o botão on-off com entrada de controlo remoto.

Além das suas extensas características, o produto também vem com o software gratuito Audacity. Dedicado à edição e digitalização de áudio por computador, este programa é perfeito para gravar o fluxo de áudio, para não mencionar as suas múltiplas opções de edição.

American Audio TTD 2400 USB

O American Audio TTD 2400 USB é uma mesa giratória de drive directo com uma velocidade variável de 33-45 buracos por minuto. Tem saídas fono e de linha e uma interface áudio para reproduzir discos directamente do seu computador.

Em alguns modelos, os motores são montados directamente sobre o eixo, reduzindo assim o tempo de arranque. Este é o caso daAmerican Audio TTD 2400 USB. Mas essa não é a sua única vantagem. A sua unidade também permite a digitalização da colecção de registos internos através da interface USB.

A um preço atractivo, este prato giratório oferece-lhe som de qualidade, mesmo que o motor não seja suficientemente potente. É ligado e desligado por um interruptor rotativo posicionado por cima da luz estroboscópica.

No entanto, se estiver à procura de um dispositivo muito durável, recomendamos outro modelo. Porque os interruptores, faders, botões e caixa deste modelo são feitos inteiramente de plástico. Se a pressão for demasiado grande, o gira-discos pode levantar e encravar. Além disso, a mistura pode ser difícil porque parece que o motor tem alguns problemas de correcção de velocidade, o que pode afectar a mistura de alguma forma. Com este dispositivo, uma boa mistura só pode ser conseguida através de uma combinação de sensibilidade e prática.

Reloop RP 7000 MK2

Terminamos a nossa selecção com o Reloop RP 7000 MK2, um prato giratório que é particularmente eficaz para misturar e riscar. Equipado com um motor de transmissão directa, o Reloop RP 7000 MK2 mobiliza várias características, que a marca teve o cuidado de refinar para uma experiência mais gratificante.

O Reloop RP 7000 MK2 foi inspirado no modelo original RP-7000. Tem todas as funções e características do modelo antigo, mas desta vez numa versão muito melhor. As características incluem dois botões start-stop, função reversa, a opção de ajustar o tempo de paragem (de 0,2 a 6 segundos) e iluminação de reprodução LED para utilização em discotecas, por exemplo.

O potente motor deste prato rotativo realiza uma correcção digital para conseguir uma precisão sem falhas. O instrumento também tem três velocidades de reprodução comutáveis (33, 45, 78 rpm), permitindo ao utilizador ouvir todos os tipos de discos de vinil. E mesmo que o desenho seja muito sólido, a mesa giratória não pesa muito. Portanto, transportá-lo será uma brisa!

Critérios de compra para escolher um prato giratório

O gira-discos é um gira-discos com várias funções que facilitam a mistura entre duas canções diferentes. Também é utilizado para ouvir discos de vinil em casa. Existem três tipos principais:

O prato automático: Com este modelo, tudo o que tem de fazer é colocar o disco na travessa e premir o botão “Play” e pronto! O braço cairá mágica ou encantadoramente no seu disco preferido e o som será ouvido. No fim do disco, a travessa pára por si mesma e o braço regressa automaticamente ao seu lugar.

A mesa giratória manual: Se não estiver no sistema automático, então pode virar-se para a mesa giratória manual. Tudo o que tem de fazer é colocar o braço do gira-discos sobre as ranhuras do disco e depois ligá-lo e desligá-lo novamente para conseguir que o som saia.

A mesa giratória USB: Tal como o seu nome sugere, a mesa giratória USB é um leitor de vinil equipado com uma porta USB. Colocado num gira-discos, digitaliza os seus vinis favoritos em MP3 e depois copia-os para qualquer dispositivo que deseje, para que os tenha sempre ao seu alcance.

Critérios para escolher uma mesa giratória

Há muitas coisas a considerar ao escolher uma mesa giratória. Mas na maioria dos casos, são utilizados os seguintes critérios para tomar uma decisão:

Formação

Uma mesa giratória pode ter dois tipos de accionamento: um accionamento directo e um accionamento por correia.

O disco directo é adequado para pessoas que planeiam utilizar o instrumento como DJ ou para rádio, ou seja, a título profissional. Neste caso, o motor está ligado ao eixo da travessa. O sistema de accionamento directo acelera o arranque do dispositivo e pode interromper o seu funcionamento em qualquer altura. Por esta razão, este sistema é perfeito para misturas de DJs.

Quanto à transmissão por correia, não há ligação directa entre o modelo e o eixo da travessa. Em vez disso, a travessa é accionada para rodar por uma correia, com o motor ou fora da mesa giratória ou suspenso da mesma. Tal mecanismo dar-lhe-á um bom nível de desempenho cada vez que o ouvir, se o utilizar em casa e não num ambiente profissional.

Automação

Ao comprar um gira-discos, deve também dar uma vista de olhos à automatização do seu gira-discos. Como dissemos, uma mesa giratória pode ser automática, manual ou semi-automática.

Um modelo semi-automático pode operar o seu braço por si só. Mas terá de voltar a colocá-lo no seu suporte assim que a reprodução estiver terminada. Por outro lado, com uma mesa giratória manual, tudo é feitoà mão.

Conectividade

Os gira-discos de hoje não são apenas para tocar discos. Por exemplo, os gira-discos USB podem ajudar na digitalização uma vez que têm um pré-amplificador fono com saída USB. Tudo o que precisa de fazer é ligar o dispositivo ao seu computador através de um cabo.

Desta forma, pode guardar os seus vinis no computador através de um software apropriado ou dedicado, tal como Audacity. Uma grande oportunidade para os coleccionadores ouvirem as suas faixas favoritas que só estão disponíveis em vinil nos seus smartphones ou comprimidos.
Se planeia ouvir os seus vinis em todo o lado, este é o tipo de modelo que lhe deve interessar.

Os oradores

Algumas mesas giratórias têm os seus próprios altifalantes, normalmente dois altifalantes, colocados de cada lado da travessa para um melhor som.

O melhor deste critério é que não necessitará de um sistema áudio externo ou pré-amplificador, uma vez que o prato está pronto para ser utilizado em qualquer lugar. Tudo o que tem de fazer é ligá-lo à rede eléctrica.

As melhores marcas de gira-discos

Para este produto, as marcas lançaram uma grande variedade de modelos com características inovadoras para garantir que o utilizador possa desfrutar plenamente da sua colecção de discos.

É certo que se for um principiante, irá perder-se. Que melhor forma de o ajudar do que falar-lhe dos melhores fabricantes neste mercado depois da Akai e da Audio Technica.

Logótipo da marca Roland

Para aqueles que só estão interessados no mundo dos DJs, os modelos desta marca são feitos para si. A sua qualidade é quase perfeita.

Logótipo da marca American Audio instrument

Aqueles que querem desfrutar de uma experiência sonora incomparável podem contar com os pratos de vinil desta marca. Eles vão impressioná-lo!